top of page

Papa Francisco morre de complicações respiratórias

  • Foto do escritor: boasementenet
    boasementenet
  • há 6 dias
  • 1 min de leitura

O Papa Francisco morreu às 7h35, horário de Roma, desta segunda-feira (21), no Vaticano, em Roma. O anúncio da morte foi feito pelo Camerlengo Kevin Farrell da Casa Santa Marta. Francisco assumiu o papado em 2013, mas, ao longo dos últimos anos, começou a apresentar problemas de saúde, desde gripes e resfriados até ferimentos provocados por quedas em seu próprio apartamento, no Vaticano.


Com a saúde cada vez mais fragilizada, chegou a usar cadeira de rodas e bengalas para se locomover em eventos que exigiam maior esforço físico, além de limitar suas falas em razão de diversas infecções respiratórias.


Em fevereiro, foi internado para realizar exames e tratar um quadro de bronquite, inflamação dos brônquios geralmente provocada por vírus como o da influenza ou o vírus sincicial respiratório. Apesar do agravamento da saúde no decorrer dos anos, o papa vinha mantendo grande parte de sua agenda diária de compromissos, participando, inclusive, de reuniões em sua própria residência.


Diferente de pontífices anteriores, o corpo do Papa Francisco não passará pelo Palácio Apostólico. Ele será diretamente levado à Basílica de São Pedro, onde ocorrerá o velório. Outra mudança importante está na forma de exposição: o corpo ficará em um caixão simples, diretamente sobre o solo da Basílica, e não em um esquife elevado, como era tradição.

Comentários


bottom of page