top of page

Um dia raro na ALERJ.

  • gesianefernandes2
  • 3 de mar. de 2023
  • 2 min de leitura

O deputado estadual Otoni de Paula pai (MDB), promoveu homenagem as pessoas com doenças raras, apoiadores e seus familiares.



O evento aconteceu no dia 28 de fevereiro na ALERJ, e contou com diversos participantes e autoridades dentro do assunto.

Pintores, artistas e etc.. a mesa foi composta por Marcelo da Cunha, Deputado Estadual Fred Pacheco, Doutor Willian do Crefito II, Rafael Picciane Secretário Estadual de Esportes,

Doutor Renato da sub Secretário na secretaria de esportes, Geraldo Nogueira da OAB, Doutora Sandra, ente outros.




Durante o evento o artista Marcelo cunha fez pinturas com os pés. "essa solenidade é uma quebra de paradigmas" disse Marcelo que ficou tetraplégico pulando em uma cachoeira.


Participaram também, Cristina Pena, Adelino Oliveira Neto, Alessandro Montana, Alberto

Jorge, Henrique Casa Dos Santos, Umberto Rodrigues, Luiz Valério e Raissa.


Outro momento marcante foram as canções cantadas pela cantora Andreia junto com Jorge do violão

A cantora Andréia Soares Ferreira, que é tetraplégica emocionou o público cantando e falando da sua história.

O Deputado Otoni de Paula pai, salientou que “comemorar é trazer à memória um dia raro.


A pessoa com doença rara não pode ser invisível, o Deputado enalteceu o seu filho que foi um dos organizadores do evento e disse que a sua primeira lei é sobre o esporte como tecnologia da saúde, que já está em tramitação, o projeto visa integrar pessoas a sociedade.


A artista Zuzu Vieira que pinta quadros com os pés e boca disse que aos 21 anos perdeu os braços mas não perdeu a alegria de viver, nunca blasfemou e leva o seu testemunho em igrejas.



Também esteve presente o secretário estadual de esportes Rafael Picciane, que falou da grandeza do evento, elogiou a casa cheia e os seus organizadores.

O presidente do Crefito II em sua fala disse que juntos é possível transformar o sonho em realidade, fazer que a dor gere lutas, pare que as lutas eliminem as barreiras.


Dr. Geraldo Nogueira, com seu jeito alegre e simpático é palestrante em centenas de lugares ele enalteceu o dia mundial das doenças raras e comentou que no Brasil existem entre 6 e 8 mil pessoas com doenças raras.


O Dr. Renato de Paula, classificou os presentes como uma legião do bem, o direito de ir e vir é para todos e lembrou que o Deputado Federal Otoni de Paula, seu irmão, criou a semana da doença rara. Renato finalizou dizendo que a doença rara tem pressa.


O secretário estadual Rafael Picciane disse que acompanha a luta das pessoas com doenças raras, enalteceu o Doutor Renato de Paula e disse que se o estado tem um governo inclusivo é por motivo do trabalho do doutor Renato de Paula.



O deputado estadual Fred Pacheco do PMN, falou que vem da iniciativa privada e que lá ele era obrigado a entregar tudo com excelência para as pessoas que precisam. O Deputado finalizou dizendo " Pessoas com doenças não querem pena, querem dignidade"

Em seguida o Deputado Otoni de Paula Pai fez entrega de moções de aplausos as senhoras Maria Clara Migowski Pinto, Maria de Fátima Benincaza dos Santos e para o Dr. Fábio de Almeida Bolognani. Otoni finalizou dizendo que a moção é um reconhecimento pela dedicação e luta para o diagnóstico, tratamento e inclusão das pessoas com doenças raras.


Comentários


bottom of page