Representantes da pasta falaram ainda sobre conscientização para o trânsito
A Secretaria de Mobilidade Urbana poderá anunciar em junho a nova licitação para o transporte público. A declaração foi feita pelo secretário Jayme Muniz, no Grande Expediente da sessão da Câmara de Macaé nesta terça-feira (31). Ele deu a informação após pergunta de Edson Chiquini (PSD) sobre a empresa SIT (Sistema Integrado de Transporte).
“O contrato atual vai até 2025, mas nossa Procuradoria está tentando antecipar o término”. Ele disse que a empresa foi responsável pela má qualidade do serviço e que a gestão passada também não teve capacidade de fiscalizar. “Teremos 20 linhas a mais, ônibus climatizados e maiores”, antecipou sobre projeto a ser apresentado no evento, mês que vem, com data a ser marcada.
Jayme e o coordenador de Educação para o Trânsito Leandro Aracati compareceram para falar do Maio Amarelo, campanha de conscientização. Segundo eles, foram 76 ações, na sede da cidade e na Serra, atingindo mais de 20 escolas, oito empresas, 2 mil alunos e pelo menos duas rádios e três TVs, tendo como madrinha a atriz Monica Martelli.
Houve ainda, entre outras iniciativas, blitzes educativas em ruas do município e uma simulação de acidente no Trevo de Areia Branca, com 16 “vítimas”, mais e menos graves, em parceria com a Saúde e alunos de enfermagem da UFRJ. “Mais de 90% dos acidentes são por imprudência. Queremos deixar de ter o triste recorde de país que mais mata no trânsito”, lamentou Muniz.
Outro destaque no Maio Amarelo foi a corrida e caminhada nas praias Campista e Cavaleiros, com 2.341 inscritos, cuja inscrição era em alimentos e rendeu duas toneladas, que serão entregues em instituições filantrópicas da cidade.
Câmeras de vigilância
O presidente Cesinha (Pros) perguntou sobre o sistema de câmeras de vigilância, atualmente desativado. “Em breve, apresentaremos o projeto de um sistema similar ao CCO (Centro de Controle Operacional) da prefeitura do Rio. Serão 120 câmeras que liberarão os agentes de trânsito para atividades de atendimento humanizado”, respondeu o secretário.
Indagado pelos vereadores, ele abordou ainda outros temas da mobilidade urbana, muito importantes para a população. Clique aqui para assistir o vídeo.
Comments