Texto: Janira Braga
Foto: Ana Chaffin
O serviço de estomatologia da Coordenadoria Especial de Odontologia da Secretaria de Saúde faz um alerta para a prevenção ao câncer de boca: feridas ou lesões que não cicatrizam por mais de 15 dias devem ser investigadas. O Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) da Prefeitura de Macaé disponibiliza de forma gratuita esta especialidade que analisa e, se necessário, realiza biópsias das lesões da boca e dos ossos maxilares.
- Temos um trabalho específico de estomatologia no Centro de Especialidades Odontológicas e estamos prontos para orientar e fazer o rastreamento bucal - comentou a coordenadora de Odontopediatria e Saúde Coletiva, Carla Bittencourt.
Nesta segunda-feira (21), a paciente Cláudia Márcia Oliveira foi ao local e comemorou com a estomatologista especialista em doenças da boca, Patrícia Cancos, o diagnóstico benigno da lesão que apresentava. “Fui na unidade de saúde do Lagomar, que me encaminhou pro CEO. O atendimento aqui com a dentista está maravilhoso”, afirmou Cláudia Márcia.
A estomatologista Patrícia Cancos informou que no caso da paciente Cláudia foi feito um procedimento de biópsia de uma lesão benigna. “Estamos aqui para diagnosticar qualquer tipo de lesão que o paciente tenha que não cicatrize por mais de 15 dias. É preciso que ele venha aqui no CEO para que o caso seja investigado”, disse, acrescentando que tabagismo e etilismo são as principais causas do câncer de boca e que o cidadão deve ir ao dentista de forma regular.
De acordo com Patrícia, caso o paciente note mancha branca ou vermelha ou alguma úlcera na boca que perdure, deve procurar atendimento odontológico.
Kommentare