top of page
  • Foto do escritorboasementenet

Secretaria de Saúde anuncia plano de ação da semana


A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde da Secretaria Adjunta de Atenção Básica da Saúde anunciou o plano de ação de controle de vetores para a Semana Epidemiológica 24/2024, com o objetivo de combater a proliferação de mosquitos transmissores de doenças como a dengue, zika e chikungunya.


O plano inclui um mutirão de limpeza e prevenção em diferentes locais, com datas e horários específicos para cada atividade. Na segunda-feira (20), a ação será realizada na Fazenda Piracema. Já na terça (21), as equipes estarão em Santo Amaro pela manhã e em Itaparica no período da tarde.


Na quarta-feira (22), o mutirão se deslocará para Cachoeiras de Macaé, e no dia seguinte (23) será a vez da comunidade da Ilha Leocádia, no Rio Novo, receber a visita das equipes de saúde. Por fim, na sexta-feira (24), o Parque Valentina Miranda será o último local a ser atendido pelo plano de ação.


- A participação da população é fundamental para o sucesso dessa iniciativa. Todos devem colaborar eliminando focos de água parada em suas casas e locais de trabalho, já que é nesses ambientes que os mosquitos costumam se proliferar. Com a união de esforços, é possível evitar a propagação dessas doenças e proteger a saúde de todos – comentou o supervisor geral da Cevas, Marcelino Rocha.


Cevas Itinerante começa a semana em Santo Amaro


Na terça-feira (21), a equipe da Cevas Itinerante estará em Santo Amaro, das 9h às 12h, realizando a vacinação antirrábica, visitas domiciliares, controle de roedores e controle de caramujo africano. Em seguida, no mesmo dia, a equipe segue para Itaparica, das 13h30h às 16h, para realizar as mesmas atividades.


Já em Cachoeiro de Macaé, também no dia 21 de maio, das 9h às 12h, a equipe estará presente realizando a vacinação antirrábica, visitas domiciliares, controle de roedores e controle de caramujo africano.


Ação educativa na EMEI Prefeito Alcides Ramos contra o Aedes aegypti


A Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde realiza também ações de Educação em Saúde na EMEI Prefeito Alcides Ramos, localizada no bairro Novo Botafogo, na terça-feira (21).


Durante o evento, às 8h30min, será apresentado um teatrinho de fantoches com o tema "Tem Aedes por aí? e “Os 10 minutos salvam vidas." com o objetivo de conscientizar as crianças e suas famílias sobre a importância de prevenir a proliferação do mosquito Aedes aegypti.


Além da apresentação teatral, haverá também a distribuição de material informativo sobre como combater o mosquito e prevenir as doenças que ele pode transmitir. “Essa iniciativa da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde é de extrema importância para garantir a saúde e bem-estar da população, especialmente das crianças, que são mais vulneráveis às doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. É fundamental que todos participem e se engajem nessa campanha de conscientização e prevenção, pois juntos podemos combater o mosquito e proteger a saúde de todos”, afirmou o gestor da Cevas, Luan Campos.


O controle de roedores será feito de 20 a 25 em atendimento a reclamações. No mesmo período, serão identificados e realizados levantamentos em diversos pontos estratégicos na cidade como empresas offshore, borracharias, cemitérios, praças, parques e órgãos públicos.


Também durante a semana será realizado o reconhecimento geográfico com o mapeamento do território topográfico, fazendo marcações numéricas nos quarteirões e quantificando o número de imóveis presentes em cada região. Além disso, os imóveis serão classificados de acordo com sua finalidade, facilitando a identificação de possíveis focos do mosquito. 



Comments


bottom of page