Com objetivo de orientar os pais e responsáveis sobre a eficácia e segurança das vacinas contra a Covid-19, e garantir a ampliação da cobertura vacinal das crianças de 5 a 11 anos, o governo municipal traça uma nova estratégia integrada entre as equipes técnicas das Secretarias de Saúde e Educação, através da organização de campanha que alcançará as unidades da rede pública de ensino.
Com base no planejamento de retorno seguro das aulas presenciais, discutido pelo governo junto ao Ministério Público Estadual (MPE), e como ação efetiva de vigilância e proteção em Saúde da população, as secretarias definem como prioridade facilitar para as famílias e as crianças desta faixa-etária o acesso a informações que garantam a confiança na campanha municipal de vacinação contra a Covid-19.
O planejamento da Saúde e da Educação envolve, além de campanha informativa junto aos pais e responsáveis sobre a eficácia das vacinas, a organização de uma estratégia específica de vacinação das crianças de 5 a 11 anos, utilizando escolas da rede municipal como polo de atendimento.
“O nosso objetivo é orientar e conscientizar os pais sobre a confiança na estratégia de vacinação, facilitando assim o acesso das crianças desta faixa-etária às vacinas. E a estratégia é garantir que a campanha de vacinação faça parte também da rotina das escolas”, afirma Elenice Sales, Gerente de Vigilância em Saúde.
A ação integrada entre as secretarias promove também iniciativa baseada no programa “Saúde na Escola”, que define a pandemia da Covid-19 como um dos principais temas de trabalho.
“A vacinação faz parte das estratégias definidas pelo governo junto ao Ministério Público para o retorno seguro das aulas presenciais. O apoio da Saúde é fundamental neste novo processo”, destaca Leandra Lopes, Secretária Adjunta de Educação Básica.
A reunião estratégica contou também com a participação de Janaína Pinheiro, Superintendente de Educação Integrada; e Mariana Gulão, Coordenadora de Imunização.
Comentarios