A aula inaugural do Projeto "Voluntário de Defesa Civil" foi ministrada pelo Coordenador de Gestão de Riscos, Eduardo Lopes Santos, na noite desta terça-feira (21), no auditório Cláudio Ulpiano, na Cidade Universitária. Ao todo, 55 voluntários se inscreveram para participar do curso.
O projeto nasceu para estabelecer um elo com a comunidade, contribuindo com a disseminação de informações importantes sobre o que fazer em situações adversas. Participam homens ou mulheres, desde que sejam maiores de idade.
"Serão capacitados multiplicadores que possam atuar em casa, no trabalho e na comunidade, através de conhecimentos teóricos e práticos a serem aplicados em emergência ou desastres", disse o Secretário Adjunto de Defesa Civil, Joseferson de Jesus.
Os novos voluntários receberão aulas teóricas e práticas sobre trabalho voluntário, noções básicas de Defesa Civil, Percepção de Riscos, Segurança no Lar, Prevenção e Proteção contra Incêndios e Primeiros Socorros. A carga horária é de 20h.
"Fui nascido e criado no Morro de Sant´Anna. Já presenciei muitas atuações da Defesa Civil lá. Uma me marcou muito, porque até o Jornal Nacional mostrou", lembrou o motorista Pablo Alves, de 38 anos, um dos alunos.
"Achei a iniciativa interessante. Vi no Instagram da Prefeitura. Gosto de agir em comunidade, por isso me inscrevi. Certamente esse curso vai agregar muito na minha vida", afirmou a estudante Lana Engel, de 18 anos, também aluna do curso.
Os voluntários já formados e cadastrados nas edições anteriores podem participar, fazendo atualização dos conteúdos. Ao término do curso, os participantes serão cadastrados e receberão uma carteirinha de Voluntário de Defesa Civil, podendo participar de ações mediante convocação da Secretaria.
Comments