top of page
  • matheuslopescomerc

Projeto Memórias do ITERJ registra a luta pelo direito ao acesso à terra e moradia


Iniciativa é dos servidores do Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro


No mês em que comemoramos o Dia do Trabalhador Rural (25/05) e o Dia Nacional do Líder Comunitário (05/05), o Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro destaca o projeto Memórias, importante iniciativa dos servidores que começou em 2015, que tem o objetivo de realizar levantamento e registro das memórias da luta pelo direito ao acesso à terra e moradia nas áreas rurais e urbanas do Estado do Rio de Janeiro.


“O Memórias é importantíssimo para o registro das ações do ITERJ e da história das comunidades na luta pelo acesso à terra e moradia, por isso estamos planejando, junto com os servidores que criaram o projeto, ações para dar maior visibilidade. E nada melhor do que destacar este projeto no mês em que comemoramos o Dia Nacional do Líder Comunitário e o Dia do Trabalhador Rural, pois foi por meio da história de luta das lideranças comunitárias que o projeto se embasa”, destacou a presidente do ITERJ, Landijara Duarte.

O Memórias é intersetorial, realizado em um trabalho conjunto contínuo. Atualmente a equipe é composta pelos servidores da Assessoria de Planejamento, Hermínia Castro, Marcos Aquino e Maria Carolina Amendolara, da Diretoria de Regularização Fundiária, Madlene Provençano e Carlos Pereira, e do Arquivo, Álvaro Ferreira.


Um dos grandes destaques do projeto é o livro "Memórias: Terra, Luta e Moradia”, que está sendo organizado para acesso online. Destaque também para o acervo do Memórias, com entrevistas filmadas, transcrições impressas, fotografias e documentos históricos que retratam a luta pela terra no Estado do Rio de Janeiro. O acervo está sendo organizado para exposição fotográfica e veiculação online.

E para dar ao projeto a dimensão do ensino, a difusão da memória nas comunidades atendidas e o auxílio na realização e registro das entrevistas, o Memórias tem parceria com a Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) para atividade de Extensão Universitária, com a participação de docentes e bolsistas de iniciação científica.



Fotos Simone Silva


Posts recentes

Ver tudo

CONCESSÃO DE LICENÇA

PREFEITURA DE CASIMIRO DE ABREU CNPJ N° 29.115.458/0001-78 A Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, torna público que

Comentários


bottom of page