top of page

Programa Saúde na Escola visita escola da Piracema

matheuslopescomerc

O retorno dos alunos da rede municipal às aulas presenciais trouxe de volta também as ações desenvolvidas em parceria pela Coordenadoria de Odontologia (Secretaria Municipal de Saúde) e a Superintendência de Educação Integrada (Secretaria Municipal de Educação). Um exemplo disso foi a retomada, na manhã de hoje (quarta-feira, 01), do Programa de Saúde na Escola, que, devido à pandemia, levou até as crianças da Escola Municipal de Educação Infantil (EMEI) da Piracema as principais informações sobre os protocolos de segurança a serem seguidos na volta às aulas.

Como originalmente previsto em seus objetivos, o Saúde na Escola proporcionou às crianças um conjunto de orientações e atividades relativas à saúde bucal. Através dessas ações integradas, as secretarias municipais de Saúde e de Educação levam até os alunos da rede municipal diversas iniciativas, como a distribuição de kits odontológicos, a realização de antropometria, a informação sobre a forma correta de escovação dos dentes e a realização de palestras informativas.

Nesta manhã, a equipe interdisciplinar ofereceu todas essas práticas e orientações aos alunos da EMEI Marlene Diniz Caldas. Segundo a diretora adjunta Rita Serafim, a escola da Piracema tem cerca de 135 alunos de 3 a 6 anos, distribuídos nos turnos da manhã e da tarde. Desse total, retornaram até agora 21 alunos da manhã e 25 da tarde, pois o momento é de adaptação aos novos cuidados frente à pandemia e cada família opta pelo mais lhe convém.

De acordo com Leandra Lopes, Secretária Adjunta de Educação Integrada, a escola da Piracema foi escolhida para a retomada do programa para trabalhar, junto às crianças do Maternal até o Pré-2, a importância das medidas de profilaxia em relação à pandemia. Todos os protocolos de segurança foram discutidos com as turmas presentes, como a necessidade do uso de máscaras, o distanciamento social e o uso de álcool em gel.

Na parte específica da saúde bucal, quatro profissionais da Odontologia fizeram demonstrações e trabalhos lúdicos com as crianças da Escola Marlene Diniz Caldas, como a distribuição de kits de desenho e a encenação da correta escovação dos dentes com o uso de fantoches. Segundo Carla Bittencourt, coordenadora de Odontopediatria do município, todas as práticas contam com a participação da Coordenadoria da Divisão Especializada da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan). Ela disse também que a próxima escola a receber o programa será a Eraldo Mussi, nas Malvinas. Essa nova ação acontecerá nos dias 14 e 15 de setembro.

Comments


bottom of page