top of page
  • matheuslopescomerc

Prefeitura promove Estágio Básico de Motopatrulhamento


A capacitação e atualização são fundamentais para que o profissional possa avançar na sua atividade e, no caso, atender melhor a população. Foi com essa intenção que a Secretaria de Mobilidade Urbana trouxe para Macaé o Estágio Básico de Motopatrulhamento – EsBaM, ministrado pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ), por meio do Comando de Operações Especiais do Batalhão de Polícia de Choque. O curso começou nesta segunda-feira (7) e segue até sexta-feira (11), com aulas teóricas e práticas, das 8h às 17h.

Na abertura, os secretários de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, e de Ordem Pública, Alan de Oliveira, participaram da cerimônia, na Cidade Universitária. Ao todo, são 25 participantes no EsBaM: 13 agentes da Mobilidade Urbana, oito do Grupamento de Apoio Operacional (Gaop/Ordem Pública) e quatro motociclistas do 32º Batalhão de Polícia Militar (Companhia de Macaé e Rio das Ostras). O estágio também tem suporte nas aulas práticas da Secretaria de Saúde, por meio do 192.

“A capacitação e o aperfeiçoamento são as melhores ferramentas para o aprimoramento e melhoria dos profissionais. Trouxemos esse curso para que, além dos agentes da mobilidade, outros servidores que atuam também com o motopatrulhamento, como é o caso da Ordem Pública e Polícia Militar, adquiram mais conhecimento para a realização de seu trabalho diário. É uma proposta que, com certeza, trará ganhos para esses profissionais e também para o atendimento à população”, pontua o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, acrescentando que é a primeira vez que esse curso é promovido pela secretaria.

O secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira, agradeceu a oportunidade de estar presente na organização desse curso.

“É importante essa integração e esse treinamento. Essa qualificação vai ser proveitosa para vocês. É necessário aprender essa técnica, aprimorar e desenvolver métodos de trabalho, abordagem e de segurança, para nós e para nosso trabalho e companheiros que estão conosco. Vocês já são vencedores por fazerem parte desse grupo”, destacou o secretário de Ordem Pública.

A grade do estágio compreende, inicialmente, orientação teórica sobre manutenção de motocicletas, pilotagem e noções de escolta. Depois, são ministradas aulas práticas sobre maneabilidade com motocicletas e técnicas de pilotagem.

“O objetivo é melhorar a parte de pilotagem, lapidar da melhor forma para a segurança, locomoção e deslocamento. Além de práticas de fechamento de vias, comboios e escolta. O nosso objetivo é que eles melhorem e dominem o equipamento para usá-lo no limite. Chamou a atenção de como eles estão imbuídos, com garra e desejo de conhecimento. Isso é muito bom. Porque quem ganha é o cidadão”, ressalta o Sargento PM Fábio da Silva Campos, instrutor há nove anos na formação de cursos e estágios.

O Sargento Campos explica que a pilotagem é o principal material do estágio, mas não é o todo da grade da capacitação, que inclui outras áreas. Além de terem aulas práticas e intensivas de pilotagem (até em pista Off Road), os participantes também adquirem conhecimento na área de Tecnologia de Menor Potencial Ofensivo (TMPO): instrução sobre dispositivo eletroincapacitante (Taser/Spark), espargidores de pimenta e lacrimogêneo. Instrução sobre o Atendimento Pré-Hospitalar (APH) para casos de acidente e instrução de combate corpo a corpo, pelo Método de Defesa do Policial Militar (MDPM).

Comments


bottom of page