Iniciativa pioneira no Brasil reúne o Instituto Niemeyer, Prefeitura de Engenheiro Paulo de Frontin e Associação Fluminense de Jornalistas
Uma parceria inédita foi selada na última sexta-feira (10/9), durante solenidade no salão de convenções da Fazenda Santa Bárbara, no município fluminense de Engenheiro Paulo de Frontin, com a assinatura de um protocolo de intenções celebrado entre o Instituto Niemeyer de Políticas Urbanas, Científicas e Culturais (INPUC), a Prefeitura da cidade e a Associação Fluminense de Jornalistas (AFJ).
A iniciativa tem como objetivo promover a adaptação e reestruturação física da antiga sede campestre dos servidores da Casa da Moeda, que será transformada em retiro para os jornalistas, uma antiga reivindicação da categoria.
A assinatura aconteceu por ocasião das comemorações dos 80 anos da AFJ, atualmente presidida por Lúcia Machado. O evento, seguido de um coquetel, reuniu autoridades, dirigentes de órgãos de imprensa, jornalistas, engenheiros e arquitetos, entre outros convidados. Representando a Baixada Fluminense, participou o vereador e secretário de Assistência Social e Direitos Humanos de Duque de Caxias, Marcos Vinícius Boquinha, padrinho dos 80 anos da AFJ na região.
Pioneirismo
Pelo documento assinado, fica estabelecida cooperação mútua, com vistas à cessão do imóvel ao INPUC, que se incumbirá da adaptação e recuperação do prédio, para a promoção e integração das atividades culturais, de ensino, pesquisa e extensão e a criação da Casa Internacional de Abrigo aos Jornalistas (CIAJ) no referido imóvel, cujo terreno mede 336 mil metros quadrados, com edificações que abrigam mais de 130 aposentos, salões e piscinas. O imóvel foi construído para a instalação do primeiro Cassino na região e depois abrigou a sede campestre dos trabalhadores na Casa da Moeda e outros órgãos ao longo dos anos. No momento, encontra-se desocupado, com parte das instalações corroídas pelo tempo.
As instituições buscarão recursos humanos e financeiros para a realização das atividades previstas no documento assinado pelas três partes. As atividades serão disciplinadas, em todos os seus aspectos, pelas normas estatutárias e regimentais das instituições signatárias. Os convênios, acordos de parceria ou contratos, necessariamente, detalharão as responsabilidades específicas das partes em cada Programa ou Projeto de forma pública. Vencidas todas as etapas, o local poderá estar disponível para utilização possivelmente já no próximo ano.
O protocolo foi assinado pelo arquiteto Paulo Niemeyer, presidente do INPUC, e pelo vice Thiago Sanderson; pelo prefeito de Engenheiro Paulo de Frontin, José Emmanoel Rodrigues Artemenko (Maneko), e pela presidente da AFJ, Lúcia Machado, tendo como testemunhas João Luiz Santana e Wellington Isidório das Neves. Na mesa dos trabalhos, estiveram, além do Prefeito de Engenheiro Paulo de Frontin, e dos presidentes do INPUC e da AFJ, o prefeito de Mendes, Jorge Henrique, o vice-presidente do INPUC Thiago Sanderson, a presidente da AFJ, Lúcia Machado e o Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos, Wellington Isidório.
Fonte: www.jornalcapital.jor.br/
Comments