top of page
  • matheuslopescomerc

Polos reforçam testagem de casos de síndrome gripal


Os quatro polos de referência para atendimento de síndrome gripal ampliaram a testagem de casos suspeitos de Covid-19 e Gripe Influenza. São eles: UPAs Barra e Lagomar, Pronto Socorro Municipal de Imbetiba e o Hospital Público Municipal da Serra.

Como estratégia para acompanhar o quadro da pandemia e também o cenário de circulação da gripe, as unidades aplicam os testes de antígeno em pacientes que apresentam sintomas como tosse seca, febre constante, perda de olfato e paladar e coriza, sob indicação médica.

De acordo com os dados coletados pela Coordenação de Vigilância Epidemiológica da Secretaria Municipal de Saúde, os casos positivos de Covid-19 representam 1,41% do total de casos de síndrome gripal atendidos e testados nos quatro polos de referência durante novembro e dezembro.

Dos mais de 1,8 mil testes de antígeno aplicados neste período, apenas 26 deram resultado positivo para a Covid-19.

“Os sintomas dos vírus Covid-19 e Influenza são semelhantes, mas requer cuidados e tratamento diferenciados. Por isso, ampliamos as unidades de testagem o que assegura um mapeamento maior dos casos positivos, com direcionamento para isolamento, rompendo o ciclo de contágio. É importante que a população siga os protocolos sanitários”, destaca a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lisa Chagas.

Lisa faz um alerta a gestantes que apresentem os sintomas de síndrome gripal, e devem procurar de imediato o atendimento médico nessas unidades. Desde a abertura dos quatro polos de referência, Macaé não registrou alta nos casos de remoção e internação nos leitos de enfermaria e CTI do Hospital Público Municipal (HPM).

O município mantém o menor índice de letalidade por Covid-19 do Estado, de acordo com análise do grupo disciplinar da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Posts recentes

Ver tudo

CONCESSÃO DE LICENÇA

PREFEITURA DE CASIMIRO DE ABREU CNPJ N° 29.115.458/0001-78 A Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, torna público que

Comments


bottom of page