Comitiva de deputados da Coreia do Sul e o cônsul, Sr. Insang Hwang, estiveram no Palácio Tiradentes, na Assembleia Legislativo do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), nesta terça-feira (01/08), para dialogar e estreitar relações com o Parlamento fluminense. Além da troca de experiência, a 2ª vice-presidente da Assembleia, deputada Tia Ju (REP), que conduziu a reunião realizada no Palácio Tiradentes (sede histórica da Alerj), propôs a inclusão de duas datas comemorativas coreanas no calendário do Estado do Rio de Janeiro.
“Vou levar essas sugestões ao presidente da Alerj, deputado Rodrigo Bacellar (PL), e tenho certeza de que ele vai gostar da ideia. O estado de São Paulo já comemora a imigração Coreana no Brasil, no dia 12 de fevereiro, e no dia 15 de agosto o Dia da Cultura Coreana. Queremos trazer essas datas também para o calendário do nosso estado, essa é a ideia”, explicou Tia Ju. A deputada ainda agradeceu a presença da comitiva e frisou que essa foi a primeira visita que a Casa recebeu de parlamentares coreanos.
O deputado da Coreia do Sul, Se.Hack Yong Kim, disse que era muito importante para eles, além de visitar pontos turísticos como o Cristo Redentor, fazer essa visita à Alerj. “O povo coreano tem uma boa impressão do carioca e das paisagens e beleza do Rio de Janeiro, que são visivelmente incríveis, mas queríamos também contar com o apoio do Parlamento aos turistas coreanos, principalmente em relação à segurança”, pediu Kim. Os deputados também convidaram a deputada e os demais parlamentares para retribuir a visita no parlamento coreano.
Coreia do Sul x Brasil
Nos últimos anos, houve um aumento expressivo de investimentos sul-coreanos no Brasil. Só em 2022, o Rio de Janeiro exportou mais de US$ 45 bilhões para a Coreia do Sul. Entre os principais produtos exportados estão combustível, ferro e aço. Em 2021, a Coreia do Sul foi o 8º maior parceiro comercial do Brasil no mundo e o 3º na Ásia, atrás apenas da China e da Índia. Além disso, há expectativa de aumento do fluxo de comércio por meio da assinatura do acordo Mercosul-Coreia do Sul, cujas negociações começaram em maio de 2018, em Seul, e seguem em andamento.
Comments