O Colégio Municipal Generino Teotônio de Luna (Virgem Santa) recebeu na manhã desta sexta-feira (12) duas oficinas de musicalização oferecidas por meio da parceria entre as secretarias de Cultura e Educação. Já a Escola Municipal Eraldo Mussi, nas Malvinas, terá oficina de percussão da escola de artes Farah Cultural, na próxima terça-feira (16), nos turnos da manhã e da tarde. A programação é uma contrapartida referente ao edital público de incentivo à cultura - Lei Aldir Blanc 14.017/20. Ao todo serão contempladas 12 escolas municipais com 42 oficinas culturais.
Através da Lei Aldir Blanc, o município vai oferecer oficinas de música, de teatro, de confecção de figurinos, de iniciação à criação de projetos culturais, de danças, entre outras, além de apresentações musicais. Nesta sexta-feira os alunos do “Generino” tiveram a oportunidade de participar de aula da Escola Tom Musical com violão, ukulele e instrumentos de percussão, com professor Carlos Alves, além de montagem de pequenos instrumentos, através de materiais reciclados.
A programação contagiou os 397 estudantes do 6º ao 9 º ano. Entre eles estavam os amigos Enzo Silva e Emanoel Lima. Sem nunca antes ter contato com o violão, os meninos deram os primeiros acordes e confessaram ter mais interesse pelo instrumento. “Gostamos muito. Acho que a partir desta oficina vou tentar entrar em uma aula, e quem sabe lá na frente nos dedicarmos à música”, contaram.
Já o grupo formado por Emily Pereira, Vitória Ferreira, Talita Loyola, Letícia Rangel e Maria Vitória que se reuniram e receberam dicas de montagem de instrumentos produzidos com materiais rítmicos como balde, tampa e garrafas pet. Na ocasião, elas tocaram e se entusiasmaram com as orientações repassadas. “Gostamos muito, nem imaginávamos que a oficina fosse assim. Podemos ousar na criatividade”, declararam.
Durante a programação, os professores destacaram informações sobre a importância rítmica, figuras musicais, resgate musical através de material reciclável, além de dicas com links sobre aulas online gratuitas de música.
Programação - Também na manhã desta sexta-feira (12), a Associação Pestalozzi de Macaé recebeu a oficina de Hip Hop da professora Taís Vieira, do CiemH²/Quiosque Match Point. Na próxima semana, a instituição de educação especializada a ser contemplada será a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Macaé. A oficina de Hip Hop de Taís Vieira será na quinta-feira (18), de manhã.
Outras oficinas culturais estão marcadas para os seguintes espaços escolares: a Escola Municipal Sônia Regina de Souza Lapa, na Ajuda de Baixo, receberá a oficina de Teatro da escola de artes Farah Cultural, na quarta-feira (17) e também na quinta-feira (18), no turno da manhã. A Escola Municipalizada de Educação Infantil Eléa Tatagiba de Azevedo, na Aroeira, vai receber a oficina de Musicalização Infantil da Farah Cultural, no dia 23 de novembro (terça-feira), de manhã.
A ação é uma parceria da Secretaria de Cultura com a Secretaria de Educação, através da Coordenação de Cultura da Superintendência de Educação Integrada. As oficinas já iniciadas serão ministradas por instituições como: Academia Jaime Arôxa, Farah cultural, Escola Âmbar, Tom Musical e Quiosque Match Point.
Vale lembrar que, em 2020, a Prefeitura, através da Secretaria de Cultura implementou a Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc (Lei Federal 14.017/2020), assegurando o repasse dos recursos recebidos pelo Município aos trabalhadores da Cultura que tiveram as suas atividades interrompidas ou impactadas pela pandemia da Covid-19.
Comments