O projeto de duplicação da Ponte Ivan Mundim, que passa sobre o Rio Macaé e liga a sede do município à Barra, é realidade. A obra começou e está em fase de preparação e instalação das estacas raízes que funcionam como fundações para a base da nova ponte, explicou o engenheiro Gabriel Leite Inácio, do Consórcio Ponte Raíz Macaé, que executa a obra. Sonho antigo dos moradores de Macaé, a nova ponte é uma realização do governo estadual em parceria com a Prefeitura de Macaé.
O objetivo é melhorar o sistema viário do município e oferecer aos usuários mais segurança e fluidez no trânsito. A nova ponte será paralela à existente e terá cerca de nove metros de largura e 260 metros de comprimento. O engenheiro Inácio explicou que as fundações serão instaladas nos três encontros da ponte com a superfície.
A licença ambiental para a duplicação da ponte foi concedida pelo Instituto Estadual do Ambiente (Inea) no início do ano. O projeto inclui terraplanagem, pavimentação, drenagem, contenção de taludes, recuperação ambiental, revitalização do pavimento existente, sinalização e outros servidores complementares.
Obra chama a atenção
Romera Gomes Oliveira, 63 anos, parou, na manhã desta quarta-feira (21) para observar a obra. Ela disse que chamou a sua atenção a máquina de perfuração. O local está sinalizado e ela não pode chegar mais perto por motivo de segurança, mas gostou de ver os trabalhos. “Sou filha de Macaé e sempre achei que merecemos uma ponte nova. Vai ajudar bastante quem usa a ponte todo dia, como eu”, disse.
Mário Silveira Bastos, 44, é motorista executivo e também parou para ver a obra. “Essa ponte velha não comporta mesmo mais o trânsito de hoje em Macaé. Com certeza é uma obra muito importante para a cidade e a população que vive ou trabalha aqui, como eu”, finalizou.
ความคิดเห็น