No mês que o município celebra o aniversário de 208 anos de fundação da vila de Macaé, a cadeia do turismo ganha um presente: a ordem de serviço para construção do Posto de Informações Turísticas (PIT), no calçadão da Praia de Cavaleiros, local que reúne uma grande concentração de turistas e visitantes na cidade. A área construída de 48,5 metros quadrados vai funcionar de domingo a domingo com atuação de agentes e turismólogos da Secretaria Adjunta de Turismo, que serão responsáveis por dar acolhimento, fornecer informações e fazer a divulgação dos atrativos, equipamentos e serviços turísticos.
O PIT é considerado um dos elementos básicos para que todo o sistema turístico de destino funcione. A praia também foi escolhida para receber o Posto em virtude de ser um importante atrativo turístico do município e possuir um Polo Gastronômico de referência, que contribui para atração de pessoas.
Vale lembrar que o Posto de Informações Turísticas é uma demanda antiga de todo o trade turístico macaense, incluindo as entidades de classe, o Polo Gastronômico dos Cavaleiros e o Conselho Municipal do Turismo (COMTUR). O projeto foi idealizado e aprovado em conjunto, incluindo a escolha da localização.
A próxima etapa, durante a construção do PIT, será a realização de um chamamento público, no qual todas as empresas e prestadores de serviços turísticos do município, (incluindo os guias de turismo), serão convidados a realizarem um cadastro para terem seus serviços divulgados no Posto.
"Com o Posto de Informações, os visitantes terão acesso a profissionais que atuam no trend, e que poderão ofertar seus serviços. Cada cadeia será envolvida no funcionamento, seguindo o respaldo legal", ressalta o Secretário Adjunto de Turismo, Fernando Amorim. "O espaço visa atender os visitantes com toda a hospitalidade e de modo eficiente", destacou o Consultor Técnico da Secretaria de Turismo, Leonardo Anderson.
A previsão é que a obra seja concluída no final de fevereiro de 2022. Para idealização da construção, a Secretaria de Obras teve o cuidado de criar o espaço em vidro para não causar conflito com a paisagem da praia.
"A proposta arquitetônica destaca um totem com fotos e banners, para visualização externa mais rápida, acoplado a uma laje inclinada que se une ao fechamento lateral em concreto aparente, formando um foyer de entrada. E uma caixa de vidro fechando na laje, proporcionando translucidez e leveza, o que criará uma moldura para a visão da praia", informou o Secretário Adjunto de Obras, Felipe Bastos.
Comments