As atividades da Semana Mundial de Aleitamento Materno,promovidas pela Coordenadoria da Área Técnica de Alimentação (Catan) da Secretaria de Saúde, seguem até sexta-feira (6). Nesta terça-feira (3), foi realizada uma roda de conversa e exposição de fotos na entrada da Casa da Criança e do Adolescente.
Presentes ao evento, os pais da pequena Zoe de seis meses, Caroline Rodrigues e Gleydson Rodrigues deram o seu depoimento sobre o processo da amamentação. Caroline revelou que no início teve um pouco de dificuldade, mas a vontade de amamentar a filha foi maior e o apoio do esposo e dos familiares foram fundamentais para que não desistisse.
"No início do processo de amamentação eu tive mastite, foi diagnosticado um leve problema postural na Zoe, que a incomodava na hora de mamar, além de outras questões que nos fizeram percorrer um longo caminho. Procurei ajuda profissional e consegui amamentar a minha filha exclusivamente com leite materno", contou.
Para Gleydson, o leite materno só trouxe benefícios para sua filha, pois a mesma vem se desenvolvendo muito bem, nunca teve um resfriado. "Este trabalho de informação e orientação realizado pelas profissionais da saúde é muito importante para esclarecer as dúvidas das famílias, já que a amamentação é muito importante", frisou.
A coordenadora da Catan, Verônica Martins, lembrou que o tema da Semana de Aleitamento deste ano "Proteger a amamentação - Responsabilidade de todos", tem como objetivo sensibilizar a sociedade, órgãos governamentais e empresas para que todos estejam engajados neste ato de amor e proteção. "Vamos fazer uma abordagem que busca mudanças adequadas nas políticas públicas e na prática, para que desta forma haja uma diferença crítica no cotidiano dos pais de crianças amamentadas", pontuou.
Programação: Dia 04/08 - 9h - Casa da Criança e do Adolescente - Roda de conversa com equipe do ambulatório de amamentação da unidade e nutricionistas da CATAN, relato de experiências sobre dificuldades e superações envolvidas no processo de amamentação e exposição de fotos.
Dia 05/08 9h - ESF Campo do Oeste - Divulgação do ambulatório de amamentação da Casa da Criança e do Adolescente, roda de conversa com nutricionistas da CATAN e profissionais da ESF e participação do grupo de extensão da UFRJ “Nasceu, e agora!? Educação em saúde para o cuidado materno com o bebê".
Dia 06/08 9h - NUAMC Dona Alba - roda de conversa com nutricionista do NUAMC, equipe do amor líquido e grupo de Extensão da UFRJ “Nasceu, e agora!?Educação em saúde para o cuidado materno com o bebê".
Comments