top of page

Macaé promove ações na Semana Mundial de Aleitamento Materno


Com o tema "Fortalecer a amamentação: educando e apoiando", a Semana Mundial de Aleitamento Materno teve início nesta segunda-feira (1°). Em Macaé, a Coordenação da Área Técnica de Alimentação e Nutrição (Catan), irá promover diversas ações ao longo do mês, que também é denominado como "Agosto Dourado".

A mãe da pequena Liz, de 28 dias, Nicolle Lima Cordeiro, aproveitou a ida à Casa da Criança e tirou algumas dúvidas sobre aleitamento materno. A unidade conta com o Ambulatório de Amamentação, que funciona de segunda a sexta-feira, na parte da manhã. Não precisa de agendamento e o serviço conta com uma equipe multidisciplinar formada por nutricionista, psicóloga, assistente social, fonoaudióloga e fisioterapeuta, que também faz o teste da linguinha.

Segundo a coordenadora da Catan, Verônica Guimarães, além de atividades de conscientização sobre a importância do leite materno para o desenvolvimento do bebê e para a saúde da mãe, serão realizadas capacitações para enfermeiros que atuam nas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF).



Verônica ressalta que, este ano, a Semana Mundial de Aleitamento Materno enfatiza a importância da educação e da rede de apoio para fortalecer o aleitamento materno. "Essa é uma estratégia de mobilização social que contribui para conscientizar a população e os profissionais de saúde sobre a importância do aleitamento materno para a saúde da mãe, do bebê e os benefícios para a sociedade, o país e o planeta. Ao longo do mês temos a missão de fortalecer essa rede e assegurar que a amamentação é parte importante da nutrição", frisou.

Nesta terça-feira (2), foi feita uma pesquisa com os usuários que estiveram na Casa da Criança. Eles responderam um questionário de consumo alimentar. Na ocasião, a equipe fez as orientações pertinentes para uma alimentação mais adequada.

Programação

Dias 01/08 e 02/08 - Casa da Criança e do adolescente, 9h às 12h - Divulgação da Semana Mundial de Aleitamento materno e do Ambulatório de Amamentação, além da aplicação de questionário de segurança alimentar

Dia 03/08 - Casa da Criança e do adolescente, 9h às 12h - Roda de conversa e sala de espera com equipe do Ambulatório de Amamentação.

Dia 05/08 - Praça do Campo do Oeste, 9h às 16h - Participação da equipe da CATAN no Prefeitura Presente com divulgação do Ambulatório de Amamentação e ações sobre aleitamento materno.

Dias 10/08, 17/08 e 24/08 - Auditório da Casa da Criança e do adolescente, 9h às 12h - Atualização em amamentação e introdução alimentar com participação do Projeto IACOL-UFRJ, para enfermeiros da ESF e nutricionistas da rede.

Posts recentes

Ver tudo

CONCESSÃO DE LICENÇA

PREFEITURA DE CASIMIRO DE ABREU CNPJ N° 29.115.458/0001-78 A Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, torna público que

Comments


bottom of page