Macaé está participando do 74º Fórum dos Dirigentes Municipais de Educação do Rio de Janeiro. Promovido pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime), o evento, que encerra nesta quarta-feira (21), tem como objetivo destacar a troca de experiências entre os 92 municípios do estado e debater os desafios e estratégias para manter uma educação com qualidade social: aprendizagem, financiamento e gestão compartilhada.
O município ocupa uma posição de destaque no contexto educacional do estado. O ensino municipal atende aproximadamente cerca de 40 mil alunos em 107 escolas municipais. Participam do encontro, a secretária de Educação, Eliane de Araújo, acompanhada das superintendentes Administrativa, Simone Carvalho e Orçamentária, Luiziane Luzitano Ramos.
"O encontro está sendo significativo, pois estão sendo ministradas palestras maravilhosas e esclarecedoras com assuntos pertinentes como a importância do Ideb e outras temáticas importantes para nossa gestão. Pudemos observar, que Macaé é um município que está a frente das demandas. Um dos exemplos, é que foi citado e sugerido para os secretários dialoguem com seus prefeitos quanto à legislação sobre a realização de eleições diretas para diretores , ação que a rede municipal de Macaé já faz há anos", frisa a secretária de Educação ao afirmar que " Macaé busca avançar cada vez mais com intervenções voltadas para qualidade do ensino e valorização dos profissionais".
Fórum- Realizado no Novotel Rio de Janeiro Porto Atlântico, a programação na nesta terça-feira (20) recebeu representantes das Secretarias de Educação de todo estado, além do secretário de Educação Básica do Ministério da Educação, Mauro Rabelo, e contou com mesas redondas e palestras. São elas: "Avaliação educacional como ferramenta de gestão” e "Financiamento da Educação". Já ao longo deste segundo dia estão sendo abordados temas como " As estratégias Conviva Educação e Busca Ativa Escolar", "Os efeitos do Novo Fundeb na Educação Brasileira", " Contribuição da Neurociência para a Educação", volta às aulas presenciais, entre outros.
Comments