top of page
  • matheuslopescomerc

Macaé mantém categoria A no Mapa do Turismo Brasileiro 2022


Pela terceira vez consecutiva, Macaé é conceito A no Mapa do Turismo Brasileiro 2022, divulgado, nesta segunda-feira (28), pelo Ministério do Turismo. Sete cidades do Estado do Rio de Janeiro atingiram a nota máxima, sendo três da região Costa do Sol. O instrumento identifica que o município obteve 486.356 visitantes de turismo doméstico e 15.241 de turismo internacional, com 60 estabelecimentos cadastrados, além da geração de 1.275 empregos no setor e arrecadação de aproximadamente R$ 8 milhões de impostos federais.

O certificado tem validade até março de 2023 e, a partir deste ano, os gestores de turismo municipais podem atualizar informações a qualquer momento e não mais a cada dois anos como era o processo anterior. Com a medida, a plataforma de atualização permanece aberta durante todo o ano, como explica o secretário adjunto de Turismo, Leonardo Anderson.

O objetivo é nortear a definição de políticas públicas, incluindo a destinação de recursos do governo federal para obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional, por exemplo. O Mapa do Turismo classifica os municípios de A a E. Esta categorização leva em conta o desempenho da economia no turismo. O mapa avalia a quantidade de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a estimativa de visitantes domésticos e internacionais, além da arrecadação de impostos federais nos meios de hospedagens.

O Mapa do Turismo considera critérios, compromissos e recomendações estabelecidos pelo Ministério do Turismo, entre elas a obrigação de participação em instância de governança e em Conselho Municipal de Turismo (Comtur). Além disso, possuir prestadores de serviços turísticos de cadastro obrigatório registrados no Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos (Cadastur).

O secretário destaca que, desde 2018, a pasta criou o selo “Turismo Legal Macaé”, com a proposta de promover a regulamentação das empresas do setor turístico da cidade junto ao Cadastur. Macaé tem, atualmente, um parque hoteleiro com 4.200 unidades habitacionais e 10 mil leitos.

O novo Mapa do Turismo está disponível para consulta no site www.mapa.turismo.gov.br. Outras cidades que obtiveram conceito A no Estado do Rio de Janeiro são: Angra dos Reis, Armação dos Búzios, Cabo Frio, Paraty, Petrópolis e Rio de Janeiro.

Retorno

O resultado, segundo Leonardo Anderson, é fruto da parceria entre poder público, iniciativa privada, trade turístico e Conselho Municipal de Turismo. Com a flexibilização das medidas restritivas da pandemia do Coronavírus, o secretário afirma que os eventos tradicionais da cidade retornam em julho, com a exposição agropecuária que irá marcar os 209 anos do município. “E para isso, o Parque Latiff Mussi da Rocha estará sendo revitalizado. O Festival Gastronômico de Macaé está previsto para setembro, além do Natal e Réveillon como grandes produtos turísticos e movimentação de negócios. O retorno da Brasil Offshore em 2023 também será um grande evento para o setor. Iremos lançar, em breve, nosso novo Calendário de Eventos”, frisa o secretário.

Comments


bottom of page