top of page
  • matheuslopescomerc

Livro coloca jornalistas diante do espelhoao refletir sobre as narrativas independentes


Lançamento de ‘A origem da Mídia Ninja no discurso dos jornalistas’ acontece no mês em que as Jornadas de Junho de 2013 fazem oito anos

O jornalismo brasileiro passou por grandes mudanças a partir das Jornadas de Junho de 2013. Com o livro “A origem da Mídia Ninja no discurso dos jornalistas”, Marcello Riella Benites aponta possíveis causas dessas transformações, que incluem o fortalecimento das narrativas midiáticas independentes e as Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (NTICs). Marcado para a próxima terça, 29, às 18h, pelo YouTube, o lançamento terá mesa-redonda com o autor, que é mestre e doutorando em Cognição e Linguagem pela Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (Uenf), de Campos de Goytacazes (RJ).

Formado pela Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO / UFRJ), Benites mora em Rio das Ostras e tem contribuído com as lutas e reflexões sobre o exercício da profissão nessa cidade e nos arredores. Jornalista concursado da Assessoria de Comunicação da Câmara de Macaé, membro atuante do Coletivo de Jornalistas de Macaé e Região, o autor integra o Grupo de Pesquisa em Comunicação Regional da Faculdade Salesiana.

Com quase 30 anos de experiência profissional, ele teve coragem de olhar o próprio ofício de forma crítica. Ao mesmo tempo que mostra a identidade frágil da categoria, comprova que é possível reinventar o jornalismo, conciliando antigos e novos tipos de narrativas. O livro, no entanto, não é apenas para iniciados no tema, mas atraente e acessível a todos os interessados.

“Benites, com um texto fluido e bem construído, traz uma importante contribuição ao debate sobre as narrativas midiáticas independentes. O livro não só lança luz sobre questões em torno da crise de identidade do jornalismo

profissional, mas também dá pistas para entendermos o atual momento”, explica o jornalista e professor da Uerj e UFRJ, Marcelo Kischinhevsky, na apresentação da obra.

MÍDIA NINJA – Tudo parte de um questionamento: como os jornalistas formados e atuantes nos veículos tradicionais receberam, em 2013, a grande novidade das narrativas independentes, em especial da Mídia Ninja? A partir de artigos publicados no site Observatório da Imprensa, pioneiro na crítica da mídia no país e naquele período ainda liderado por Alberto Dines (1932-2018), a publicação analisa o discurso desses profissionais sobre os "Ninjas".

Com base na Análise de Discurso (AD) de origem francesa, o pesquisador mostra como os jornalistas receberam as novidades trazidas pela Mídia Ninja. E faz isso de forma didática, possibilitando que todos possam entender o assunto. O livro, aliás, oferece um primeiro aceno introdutório à AD, metodologia que une marxismo, linguística estrutural e psicanálise.

Percorrendo brevemente a trajetória das tecnologias da comunicação desde os mitos e da filosofia grega até a revolução da internet, o autor comenta os episódios fundamentais da cultura, como o Iluminismo. Além disso, apresenta estudo histórico sobre o jornalismo brasileiro.

“Escrevi o livro pensando em todos que queiram contribuir com o resgate desse ofício tão importante para a democracia. Com base nessa consciência, desejo incentivar o reforço da identidade do jornalista e estimular o crescimento da autoestima profissional”, conclui.

LANÇAMENTO

Data: 29 de junho, terça-feira

Horário: A partir das 18h

Participações: Mesa-redonda com o autor e os professores universitários e jornalistas Marcelo Kischinhevsky (UFRJ/Uerj), Sérgio Arruda de Moura (PGCL - Uenf) e Simone Barreto (Uenf/Uniflu).

Local: Canal do Yotube da Rede Unidade e Resistência pelo link https://www.youtube.com/watch?v=7yloLcw1dMs

FICHA TÉCNICA

Livro: A origem da Mídia Ninja no discurso dos jornalistas

Autor: Marcello Riella Benites

Número de páginas: 195

Editora: Appris

Ano de publicação: 2021

Posts recentes

Ver tudo

CONCESSÃO DE LICENÇA

PREFEITURA DE CASIMIRO DE ABREU CNPJ N° 29.115.458/0001-78 A Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, torna público que

Comments


bottom of page