top of page
  • matheuslopescomerc

Junho Vermelho: mês de conscientização para doação de sangue


Importante ato de solidariedade, a doação de sangue é uma ação voluntária que pode salvar vidas. Com objetivo de chamar atenção da população para este ato de amor ao próximo, durante todo mês será realizada a Campanha Junho Vermelho, de incentivo e conscientização. Em Macaé, a doação pode ser feita no Serviço Municipal de Hemoterapia, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 11h, apresentando um documento pessoal e original com foto.

A equipe que atua no espaço ressalta que o serviço atende diversos municípios da região e orienta a população sobre a importância da doação permanente. Muitas pessoas estão deixando de procurar o serviço espontaneamente, a maioria que comparece ao local é o chamado doador de reposição.

A expectativa da equipe é que todos se tornem fiéis doadores, pois o ato de doar sangue é um processo simples, rápido e indolor. Todos os tipos de sangue são importantes e necessários para manter um estoque que atenda à demanda da região. A bióloga do Serviço de Hemoterapia, Laura Maciel, acrescenta que o doador regular ajuda a manter os estoques estáveis, fazendo com que pessoas que necessitem de transfusões regulares ou aquelas que precisam por questões emergenciais sejam salvas.

Cuidados

Todas as medidas de segurança contra o Coronavírus estão sendo adotadas. Vale lembrar a necessidade do uso de máscara e álcool em gel. A doação é realizada somente após triagem realizada por profissionais do setor.

Para doar, basta estar bem de saúde, ter entre 16 e 60 anos, sendo que os menores de 18 devem levar autorização dos pais ou responsáveis por escrito. Além disso, é necessário apresentar documento de identidade, pesar mais de 50 quilos, estar alimentado, evitar ingerir alimentos gordurosos nas três horas que antecedem a doação, não ter tido contato sexual com pessoas que tenham comportamento de risco para Aids, não ser usuário de drogas, não estar grávida e nem amamentando.

O Serviço Municipal de Hemoterapia funciona na Rua Dr. Bueno, 40, Centro. O telefone para contato é (22) 2796-1756.


Posts recentes

Ver tudo

CONCESSÃO DE LICENÇA

PREFEITURA DE CASIMIRO DE ABREU CNPJ N° 29.115.458/0001-78 A Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, torna público que

Comments


bottom of page