A primeira Jornada Científica de Fisioterapia e Terapia Ocupacional de Macaé, aberta na manhã desta terça-feira (11), no Royal Atlântica Macaé Hotel, na Praia de Cavaleiros, confirma Macaé como referência no atendimento à população nessas áreas. O evento foi realizado durante todo o dia e integra a Semana de Fisioterapia e Terapia Ocupacional, que começou na segunda (10) e segue até sexta (14).
Os profissionais debateram o tema central da Jornada "A atuação da Fisioterapia e Terapia Ocupacional e a Assistência Interdisciplinar na Equipe de Saúde". A realização é da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Divisão Especial de Fisioterapia e Reabilitação do município, em parceria com o Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito 2).
Em reconhecimento ao trabalho prestado por estes profissionais no município, a Câmara Municipal de Macaé instituiu a data de 13 de outubro (que será nesta quinta-feira) como o Dia Municipal do Fisioterapeuta e do Terapeuta Ocupacional, conforme a Lei 4.948/2022, de autoria do vereador e presidente do Legislativo macaense, Nilton César Pereira Moreira.
Na abertura da Jornada, a chefe da Divisão, Janiane Nunes, destacou que as profissões, agora, estão incluídas no calendário oficial do município. Ela compôs a mesa de abertura junto com a secretária adjunta de Atenção Básica da Saúde, Natália Pires Antunes; o presidente do Crefito 2, Wilen Heil; a representante do Conselho em Macaé, Letícia Pimentel; e o coordenador de Alta e Média Complexidade, Peterson Wilians.
“Este evento é fruto da gestão compartilhada da prefeitura com o Crefito e com os profissionais. Estamos fazendo a diferença com o nosso trabalho e agradeço a parceria, através do prefeito Welberth Rezende, que recebeu as nossas propostas para capacitação gratuita dos fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais garantindo mais valor à categoria e, com certeza, será revertida em qualidade vida para os pacientes”, destacou o presidente do Crefito.
No evento, ele homenageou o prefeito pelo trabalho prestado, com entrega de certificado a Janiane Nunes, que representou Welberth, e ao secretário de Saúde, Alexandre Cruz, representado por Natália Antunes. Janiane também foi homenageada pela realização do evento recebendo certificado e o PIN (boton) do Crefito.
“É um orgulho estar realizando este evento porque o nosso trabalho é importante para a população”, destacou Janiane. Além de fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais, a Jornada reúne médicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e acadêmicos destas áreas que atuam nos municípios abrangidos pelo Polo 4 do Crefito-2: Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Conceição de Macabu, Quissamã e Carapebus.
A Semana – Outro ponto alto da Semana será a inauguração da nova sala de fisioterapia do Hospital da Serra, em Trapiche, na quinta (13), às 9h.
Comments