top of page

Gincana do projeto Movimente-se reúne integrantes de 13 polos


Texto: Janira Braga

Foto: Moisés Bruno


Animação, disposição e muita vitalidade marcaram a gincana do projeto Movimente-se, da Secretaria de Esportes, promovida neste sábado (5) ensolarado na orla da Praia de Imbetiba. Integrantes de 13 polos de ginástica participaram das competições entre os grupos e das atividades que incluíram ginástica, funcional e recreação, ministradas por professores de Educação Física. O prefeito Welberth Rezende participou do evento.


- Estamos entregando para a população equipamentos esportivos nas praças e locais públicos, o Parque da Cidade será um grande complexo de lazer e cultura, estamos refazendo o estádio e o ginásio para que tenhamos muitos eventos. A ideia da prefeitura é cuidar das pessoas, aos poucos estamos transformando a cidade e queremos contar com o apoio de vocês – ressaltou o prefeito, destacando a recuperação dos espaços públicos destinados ao esporte e a iminente ampliação do Bolsa Atleta.


A correta orientação para a realização dos exercícios, segundo a individualidade de cada um, com atividades mais leves, moderadas ou intensas, foi apontada pelo secretário de Esportes, Marvel Maillet, como qualidades fundamentais do Movimente-se.


- Hoje estamos celebrando neste grande encontro as amizades formadas e a transformação que o esporte leva para a vida da pessoa, inclusive com otimização da resistência cardiorrespiratória, da coordenação e até melhora da memória - salientou o secretário.


O subsecretário Rodrigo Caldeira enalteceu a adesão dos polos, o que deixou a areia da Praia de Imbetiba lotada. “Preparamos o evento com foco em estimular a prática de atividades físicas, promover bem-estar, incentivar a socialização, prevenir doenças e imprimir mais qualidade de vida”, comemorou.


As equipes foram divididas em cores em uma infraestrutura montada pela prefeitura com tendas e distribuição de água e frutas. A temperatura durante as competições, que teve de cabo de guerra, flexão de braço, bambolê, ficou em torno de 24 graus centígrados.


Iraci Gomes da Silva, do polo do Campo do Oeste, afirmou que desde que começou a praticar ginástica aeróbica, teve mais disposição e elevou a autoestima. “Eu também tive mais qualidade no sono com a sensação de relaxamento que a ginástica proporciona no dia do treino”, admitiu. Integrantes apontam benefícios físicos e mentais da ginástica

A saúde mental, a força e a agilidade foram apontadas por Elizabeth de Oliveira Alencar, de 57 anos, do polo de ginástica da Aroeira, como fatores que a motivam a realizar o conjunto de exercícios corporais incluindo agachamento e corrida. “Nas aulas trabalhamos autoconhecimento, autocuidado, empatia e cooperação”, assegurou.


Clemilda Santiago Delfino, do polo do Centro, citou que por meio da ginástica, ela teve mais criatividade e identificação social em um ambiente motivador. Ela também pratica musculação dentro do Movimente-se. “Temos que cuidar da nossa mente e do nosso corpo e fazer atividade física, além de ser um lazer com participação coletiva, me ajuda a ter mais flexibilidade. Tenho 62 anos e sou feliz”, festejou.


Manter novas relações pessoais e permanecer em movimento foram frisados pela integrante do polo Centro, Anita Balsana, de 70 anos, como os pontos que ela mais gosta na ginástica. “Quando comecei, achava mais difícil, mas agora de tanto praticar, tenho mais equilíbrio e estou prevenindo doenças que são provocadas pelo sedentarismo”, expôs.


De acordo com Alexandrina Silva, de 36 anos, a gincana e a musculação do Movimente-se promoveram até melhoria no fator psicológico ao proporcionar momentos de lazer e favorecer a saúde. “Aprendemos com os professores a ter um estilo de vida mais saudável, a ter mobilidade e tudo com acompanhamento profissional qualificado, já até perdi peso”, relatou.



Participam das aulas nos polos do Movimente-se, indivíduos a partir de 16 anos. Há polos específicos para a melhor idade no Mirante e na Nova Macaé.


A programação começou com distribuição das blusas novas do uniforme às 7 horas. Após as competições houve entrega de troféus para os ganhadores e medalha para todos os participantes. A unidade de suporte avançado da secretaria de Saúde deu apoio ao evento com ambulância e equipe técnica.


O Movimente-se tem polos nas localidades de Botafogo, Imbetiba, Bairro da Glória, Cavaleiros, Visconde, Mirante da Lagoa, Aroeira, Engenho da Praia, Aeroporto, Campo do Oeste, Estádio, São Marcos, Nova Macaé, Córrego do Ouro, Glicério, Frade, Sana e Cabeceira do Sana.


Posts recentes

Ver tudo

CONCESSÃO DE LICENÇA

PREFEITURA DE CASIMIRO DE ABREU CNPJ N° 29.115.458/0001-78 A Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, torna público que

Comments


bottom of page