top of page
  • matheuslopescomerc

Formatura marca retorno das atividades da Guarda Sênior


Depois de dois anos de atividades interrompidas por conta da fase crítica da pandemia do coronavírus, os 327 integrantes da Guarda Sênior participaram, nesta quinta-feira (9), da formatura de retorno. A cerimônia, promovida pela Secretaria de Ordem Pública, por meio da Coordenadoria de Programas Sociais da Guarda Municipal, contou também com cantata de Natal. O objetivo é trazer os guardas de volta à sociedade, além de promover a saúde e bem-estar da categoria, que já foi contemplada com a terceira dose da vacina da Covid-19.

Macaé está na faixa verde do covidímetro, com menor índice do estado em letalidade, de acordo com pesquisa do Nupem/UFRJ. “Estamos desde março de 2020 aguardando tudo ficar bem para retornarmos. Estou muito feliz em poder dar continuidade ao meu trabalho”, afirmou a guarda sênior, Zilma Aguiar, 69 anos.

A primeira-dama, Quelen Rezende, madrinha da categoria e coordenadora dos Idosos da Secretaria de Esportes, representou o prefeito Welberth Rezende. “Esse retorno representa um marco muito importante. Vamos continuar nos cuidando para avançarmos nesse retorno, seguindo todos os protocolos sanitários. Estou muito honrada em poder estar ao lado dos idosos nessa caminhada”, frisou a primeira-dama.

Para o secretário de Ordem Pública, Alan Oliveira, o retorno marca a valorização do Programa Social Guarda Sênior. “Será muito bom para eles e para a população. Estávamos ansiosos por esse momento e, com a flexibilização, continuaremos com nossas ações, além de mantermos o vínculo afetivo com essa categoria.”, destacou o secretário.

A coordenadora de Programas Sociais da Guarda Municipal, Vanessa Lima, destacou que a Guarda Sênior atua em diversas repartições públicas como escolas, postos de saúde, hospitais e prédios administrativos. “Esse está sendo nosso primeiro encontro com todos vacinados. Em janeiro estaremos realizando a programação da escala. Já em fevereiro, eles retornam efetivamente às atividades”, disse Vanessa.

O presidente da Câmara Municipal, Cesinha, também participou do encontro e falou sobre a importância da parceria entre o Executivo e Legislativo. “O parlamento está trabalhando em conjunto com a administração para consolidarmos uma cidade mais humanizada”, ressaltou.

Guarda Sênior - O Programa Guarda Sênior foi implantado com apoio do Núcleo de Proteção ao Idoso, cumprindo, no âmbito municipal, a política do Estatuto do Idoso. Os guardas cumprem escala de seis horas diárias e recebem um salário mínimo, atuando como orientadores da população em locais como praças e no calçadão da Avenida Rui Barbosa, assim como nas escolas municipais. O principal objetivo do projeto é fazer com que o idoso volte a se sentir útil, elevando a sua autoestima. Além do trabalho, aulas, palestras, bingo, festival de piadas, festival dançante, festa junina, festival de poesias, olimpíadas, atendimento médico e bucal fazem parte das atividades.

Posts recentes

Ver tudo

CONCESSÃO DE LICENÇA

PREFEITURA DE CASIMIRO DE ABREU CNPJ N° 29.115.458/0001-78 A Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, torna público que

Comments


bottom of page