top of page

Fórum de Orientação Educacional debate cultura de paz


Com o tema “Tecendo caminhos para uma cultura de paz”, o 10º Fórum da Orientação Educacional – 2022 foi realizado, nesta terça-feira (11), na Cidade Universitária. O encontro integrou profissionais de Macaé, São João da Barra, Silva Jardim, São Fidélis, Itaboraí, Rio Bonito e Campos dos Goytacazes. Cerca de 200 participantes entre orientadores educacionais e pedagógicos, supervisores de ensino, gestores educacionais, além de alunos, debateram assuntos da área de educação.

De acordo com a coordenadora de Orientação Educacional da Secretaria de Educação, Rosinea Chaves, a proposta foi realizar uma reflexão sobre o que as escolas oferecem para despertar a cultura de paz e, também, ações que possam incentivá-la. “A ideia é refletir sobre o respeito, a prática da não violência, a generosidade, o ouvir para poder compreender”, acrescentou.

A programação contou com palestras, debates e apresentações culturais das escolas municipais Olga Benário Prestes, Ciep Municipalizado Leonel de Moura Brizola, Emei Elisa Portugal e Colégio Aplicação (CAp), Escola Municipal Paulo Freire, além das bandas dos colégios municipais Dr. Cláudio Moacyr de Azevedo e Zelita Rocha de Azevedo.

A secretária adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, participou da abertura do evento. “Os orientadores educacionais têm um papel fundamental no processo educacional: promovem a integração e desenvolvem um trabalho de parceria com a gestão”, ressaltou Flaviá.


Organizado pela equipe de Orientação Educacional da Secretaria de Educação, o Fórum faz parte do calendário da rede municipal e é reconhecido por destacar temas relevantes no contexto educacional.

A superintendente de Ensino Fundamental Anos Iniciais, Eliane Salgado, destacou a importância de ensinar aos alunos a luta pelo coletivo. “A caminhada é trabalhar a educação de forma mais humanizada. Nesse contexto, os orientadores têm um papel fundamental para o planejamento e os objetivos dessas ações”, acrescentou.

O ensino das escolas municipais conta com orientadores educacionais, que atuam em parceria com os dirigentes das escolas e professores orientadores pedagógicos. “Dentro da proposta política-pedagógica, o orientador educacional está sempre promovendo o diálogo e executando a gestão de conflitos e cultura de paz no ambiente escolar”, ressaltou a superintendente de Ensino Fundamental Anos Finais e Médio, Oldilaine Fernandes.

Comments


bottom of page