top of page
  • matheuslopescomerc

EXPOSIÇÃO NO PALÁCIO TIRADENTES HOMENAGEIA O POETA ITALIANO DANTE ALIGHIERI


Promovida pelo Consulado-Geral da Itália no Rio, a mostra Dante Vale exalta a Divina Comédia, obra épica do Poeta Supremo, por meio da sátira dos mestres do carnaval de Viareggio

O poeta italiano Dante Alighieri ganha homenagem especial no Rio de Janeiro nos 700 anos de sua morte. A “Exposição Dante...Vale” usa a sátira dos mestres do carnaval de Viareggio para exaltar “A Divina Comédia”, uma das obras literárias mais famosas do mundo. Promovida pelo Consulado-Geral da Itália no Rio, a mostra será inaugurada, apenas para convidados, nesta quinta-feira (14/10), às 18h, no Palácio Tiradentes - ex-sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (ALERJ). O presidente do Parlamento fluminense, deputado André Ceciliano (PT) e o cônsul-geral da Itália, Paolo Miraglia del Giudice, farão a abertura da cerimônia.

A mostra somente estará disponível às visitação do público na terça-feira (19/10) e ficará em cartaz no Salão Nobre do Palácio até 15 de janeiro de 2022. A épica obra de Dante é retratada na exposição por meio de 17 esboços originais de carros alegóricos que desfilaram em diferentes edições do carnaval de Viareggio, cidade italiana na região da Toscana, onde a festa popular tem 148 anos de tradição.

De forma satírica, as obras carnavalescas de Viareggio imprimem releitura moderna, com apelo político e social, do inferno, do purgatório e do paraíso dantescos, narrados no célebre livro que, há sete séculos, inspira gerações de artistas no mundo inteiro.

Pai da língua italiana

Dante Alighieri é reverenciado na Itália como o “Poeta Supremo” por causa da sua obra-prima, que contribuiu para o nascimento da língua italiana. A literatura medieval era escrita em latim, mas ele escolheu o dialeto toscano para redigir A Divina Comédia, lançando assim as bases do italiano moderno.

O sucesso da obra inspirou outros autores da Idade Média, como Petrarca e Boccaccio, a também utilizarem o dialeto toscano. Por conta disso, Dante é reconhecido como o pai da língua italiana.

A entidade criada para difundir a língua e a cultura italiana mundialmente foi batizada Sociedade Dante Alighieri. Atualmente, a Itália planeja instalar em Florença, cidade natal do poeta, o Museu da Língua Italiana.

Serviço:

Inauguração para convidados da “Exposição Dante Vale”

Onde: Salão Nobre do Palácio Tiradentes - Rua Primeiro de março, s/n – Praça XV – Centro

Dia: 14/10/21 - quinta-feira, às 18h

Credenciamento para imprensa: até 18h de quinta-feira, 14/10/21, pelo email comunicacao@alerj.rj.gov.br. Obs: A entrada das equipes de reportagem será permitida até 18h30.

Mais informações: www.dantevale.com.br

Haverá transmissão pela TV Alerj (canais UHF 10.2 e 12 da Net) e pelo Youtube

Abertura ao público:

Quando: 19/10 até 15/01/2022

De segunda a sexta das 10h às 19h. Sábados das 10h às 17h

Mais informações: www.dantevale.com.br

@italyinrio (logo instagram, facebook e twitter)

Posts recentes

Ver tudo

CONCESSÃO DE LICENÇA

PREFEITURA DE CASIMIRO DE ABREU CNPJ N° 29.115.458/0001-78 A Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, torna público que

Comments


bottom of page