top of page
  • matheuslopescomerc

Ensino Superior inicia curso para servidores dos Cemaias


A Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior, através da Universidade Livre, em atendimento à solicitação da Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, promoveu, essa semana, uma aula inaugural, pela plataforma Google Meet, do curso de Formação Permanente para os servidores do Centro Municipal de Apoio à Criança e à Adolescência (Cemaia).O curso existe desde 2018 e faz parte da ação interinstitucional de formação continuada para servidores da Alta Complexidade, atendendo uma determinação do Ministério Público.

O curso terá duração de sete meses. A aula contou com os professores: Jéssica Venanço da Silva, Coordenadora da Proteção Social Especial de Alta Complexidade; Lirian Carla de Sousa, Psicóloga do CEMAIA I; Adriano de Almeida Silva, Coordenador do CEMAIA III; Juliana de Barros Ribeiro de Jesus, Coordenadora do CEMAIA I e Ivanete Pereira Alves de Oliveira, Coordenadora do CEMAIA II.

O professor doutor Paulo de Tarso de Castro Peixoto, coordenador da Universidade Livre, informou que os professores irão escrever os capítulos de um livro sobre o curso que será lançado no próximo ano.

Cerca de 90 participantes estiveram na aula inaugural em que foram abordados temas como a importância da identificação dos servidores para que possam ser identificados em ações interinstitucionais, bem como em atividades externas com os acolhidos; em relação ao vestuário adequados dos servidores na relação com o trabalho no acolhimento; a rotina dos assistidos, atribuições profissionais dos servidores que compõem a Equipe Técnica e atribuições dos orientadores sociais dentro dos serviços de acolhimento.

O Promotor de Justiça titular da 1ª Promotoria de Justiça da Infância e Juventude de Macaé, Lucas Fernandes Bernardes, destacou a importância da vocação do servidor que atua nos Cemaias. “É uma missão em que a pessoa deve ter, antes de tudo, vocação para lidar com a criança e o adolescente pois, por muitas vezes, essa pessoa será até mesmo uma referência familiar para o assistido”.

Cemaia - O Cemaia é um abrigo gerido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, Direitos Humanos e Acessibilidade, para oferecer amparo e proteção a crianças e adolescentes em situação de risco social. Tudo isso amparado por uma equipe multidisciplinar que assegura o direito de acesso à cidadania e dignidade.

Entre os abrigados dos Cemaias estão as mais diversas situações de vulnerabilidade social: abuso sexual, violência física ou mental, condições de rua, entre outras.

Posts recentes

Ver tudo

CONCESSÃO DE LICENÇA

PREFEITURA DE CASIMIRO DE ABREU CNPJ N° 29.115.458/0001-78 A Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, torna público que

Comments


bottom of page