Os estudantes têm até as 23h59 de quarta-feira (14) para realizar a inscrição no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2021. Somente do Pré-Vestibular Social, da Prefeitura de Macaé, 180 alunos já matriculados devem fazer as provas, que acontecem nos dias 21 e 28 de novembro, tanto a versão digital quanto a impressa. O Colégio de Aplicação (CAp) tem 62 alunos no 3º ano do Ensino Médio e aptos para participarem do cadastro. Os interessados, isentos ou não, devem acessar o site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na Página do Participante.
A taxa de inscrição para os não isentos é de R$ 85. O pagamento deve ser feito por meio de Guia de Recolhimento da União (GRU Cobrança). As duas versões das provas também terão a mesma estrutura: quatro cadernos de questões e a redação. Cada prova terá 45 questões de múltipla escolha, que, no caso do Enem Digital, serão apresentadas na tela do computador. Já a redação será realizada em formato impresso, nos mesmos moldes de aplicação e correção da versão em papel. Os participantes receberão folhas de rascunho nos dois dias.
No primeiro dia, serão aplicadas as provas de linguagens, códigos e suas tecnologias, e ciências humanas e suas tecnologias, além da redação. A aplicação regular terá cinco horas e 30 minutos de duração. No segundo dia, as provas serão de ciências da natureza e suas tecnologias, e matemática e suas tecnologias. Nesse caso, a aplicação regular terá cinco horas de duração.
Pré-Vestibular Social - O Pré-vestibular Social, ligado à Secretaria de Educação, é um projeto que tem a finalidade de oferecer oportunidades ao cidadão macaense de ingressar em uma universidade pública. O lema do curso é: A Universidade Mais Perto de Você. “Sabemos que muitos macaenses não têm condições de pagar um curso pré Enem para concorrer com os jovens de classe média ou alta por uma vaga.
O curso já funciona há mais de 17 anos e, nesse período, mais de 1000 pessoas já tiveram a oportunidade de entrar em uma faculdade pública, ou através do ProUni. Este ano, a previsão é começarmos as aulas no segundo semestre, 2 de agosto, com um programa compacto, visto que o tempo será bem menor para preparar nossos alunos. Já colocamos estudantes em todos os cursos oferecidos em Macaé, Rio das Ostras e Campos dos Goytacazes. Somos o único curso que consegue aprovar mais de 100 alunos por ano”, pontua o coordenador Reginaldo de Moraes.
Enem é porta de entrada para FeMASS - Além de concorrer às vagas de diversas universidades do país, a nota do Enem possibilita a entrada na Faculdade Municipal Miguel Ângelo da Silva Santos (FeMASS), ligada à Secretaria Adjunta de Ensino Superior. Normalmente, a instituição reserva 40% das suas vagas para o critério do Enem. “No processo seletivo para ingresso em 2021, 100% das vagas foram pelo critério Enem, pois optamos não fazer prova presencial, devido à pandemia”, explica a diretora Gisele Muniz Cautiero. Ela acrescentou que, para o ano de 2022, os critérios ainda estão sendo avaliados. “A direção está estudando, junto aos órgãos competentes, se será possível voltar ao modelo antigo (40% pelo critério Enem e 60% para prova presencial)”, frisou.
A FeMASS oferece 50 vagas para cada curso (Administração, Engenharia de Produção, Sistemas de Informação e Matemática) no primeiro semestre e 150 para o segundo semestre ( não são oferecidas vagas para a licenciatura em Matemática para o segundo semestre).
Comments