O prefeito Eduardo Paes anunciou nesta segunda-feira, pelas redes sociais, Otoni de Paula Filho como secretário de Cidadania e Família e a deputada estadual Martha Rocha (PDT) como secretaria de Ação Social. No mesmo post em que anunciou parlamentar, que atuou fortemente em sua eleição, especialmente junto aos evangélicos, Paes confirmou ainda a servidora municipal e assistente social Maria Pucu como subsecretária da pasta. E o argentino Gustavo Frue na secretaria de Ação Comunitária.
Eduardo Paes anunciou, pelo mesmo canal, o comando da pasta da Cidadania e Família: "Apresento a vocês nosso novo Secretário de Cidadania e Família, o jovem Otoni de Paula Filho Ele é filho do deputado Otoni de Paula, que apoiou a eleição de Eduardo Paes mesmo com a decisão do MDB de apoiar seu adversário Alexandre Ramagem (PL) nas eleições de 2024. Em novembro, o deputado, que coordenou a campanha de Paes entre os evangélicos, já havia sinalizado que esperava o convite para de alguma forma ocupar espaço na administração.
“Caso o prefeito me convide, posso colaborar, mas ele fica à vontade para decidir se terei alguma participação na gestão. O esporte não faz parte da área em que atuo politicamente. O que me interessa são as pautas sociais” disse na época. Nas redes sociais o futuro secretário celebrou a indicação em suas redes sociais: "Agradeço ao prefeito Eduardo Paes pela confiança e oportunidade, e ao meu pai, Deputado Federal Otoni de Paula, por todo apoio e conselho", escreveu.
Em suas redes sociais, Otoni pai agradeceu o prefeito por ter escolhido seu filho. "Otoni de Paula Filho, além de ser capacitado, tem responsabilidade e compromisso com a população. Não é de hoje que desenvolve trabalhos sociais, e ajuda em diversos projetos que cuida na ponta das necessidades do carioca, principalmente aqueles que mais precisam", escreveu.
Nas eleições municipais, escolheu o palanque de Paes contra o seu colega de Casa, o deputado federal Alexandre Ramagem (PL), o que também causou certo afastamento com integrantes da bancada do Rio, mais próximos ao bolsonarismo. Enquanto esteve com Paes, a ala do MDB próxima ao secretário estadual de Transportes, o ex-prefeito de Caxias Washington Reis, caminhou junto a Ramagem, por uma fidelidade ao governador do estado, Cláudio Castro (PL).
A ambição pessoal de Otoni, neste momento, é conquistar o posto de presidente da Frente Parlamentar Evangélica, hoje dividida entre ele e um representante mais à direita, Gilberto Nascimento (PSD). A avaliação interna é de uma vitória de Otoni diminuiria a resistência do bloco perante ao governo federal. Desde que Lula assumiu a Presidência, articuladores defendem que um espaço seja aberto ao segmento protestante na Esplanada dos Ministérios. Apesar de ainda não ter qualquer convite formal, aliados de Otoni de Paula defendem esta ponte de diálogo com o governo, apesar de ressaltarem que isto não significa concordar com o Planalto.
A deputada estadual Martha Rocha, também usou suas redes para falar sobre a indicação: "O foco da nossa secretaria é cuidar de quem mais precisa. Tenham certeza de que eu e minha equipe vamos trabalhar muito para levar dignidade, qualidade de vida e acolhimento para cada indivíduo e para cada família carioca que precisa da gente".
Indicado pelo presidente da Câmara, Carlo Caiado, Gustavo Frue assumirá no lugar da Marli Peçanha que ainda deve ser anunciada para outro cargo na administração municipal. Como Claudio Caiado deixou, nesta segunda-feira, o cargo de secretário de Habitação para reassumir sua cadeira na Alerj, Frue, que era o subsecretário da pasta, assume. (JB)
Comments