top of page
  • gesianefernandes2

DO COMITÊ CRIADO PELO GOVERNO DE COMBATE AOS EFEITOS DAS FORTES CHUVAS NO ESTADO

Deputado Rodrigo Bacellar debateu, juntamente com o governador Cláudio Castro e o secretariado, as ações de enfrentamento aos impactos causados pelas enchentes que castigaram o Rio de Janeiro nos últimos dias.



O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), deputado Rodrigo Bacellar, participou nesta segunda-feira (15/01) de reunião do comitê organizado pelo Governo do Estado para discutir medidas de auxílio às centenas de pessoas desabrigadas e também de ajuda aos municípios duramente afetados pelas fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias. O encontro de mobilização e união de forças em prol da população do Rio aconteceu no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova.


Durante a reunião, coordenada pelo governador Cláudio Castro e que contou com a presença do secretariado, foi anunciada a criação de um Grupo de Trabalho para promover o acompanhamento das ações implementadas e das despesas a serem executadas em decorrência do efeito devastador das chuvas de verão. A medida foi publicada em edição extraordinária do Diário Oficial do Executivo, nesta segunda-feira.


Rodrigo Bacellar enfatizou a importância de haver uma ação conjunta entre os entes públicos no trabalho de redução dos graves transtornos provocados pelas chuvas no estado. Ele ainda afirmou que está, desde a última sexta-feira (12/01), em diálogo com o governador e colocou a Alerj à disposição da força-tarefa de combate aos impactos causados pelas enchentes.


"O mais importante, neste momento, é somar forças. O que o povo quer é trabalho e resultado. A Alerj segue atenta, solidária e em sintonia com a população", afirmou Bacellar.


Cláudio Castro, por sua vez, agradeceu a Bacellar e ao deputado Otoni de Paula Pai (MDB), presidente da Comissão de Defesa Civil da Alerj, pelo apoio no enfrentamento aos impactos das chuvas. O governador também explicou como vai funcionar o Grupo de Trabalho instituído pelo Executivo.


"Quero agradecer ao apoio da Alerj. O presidente Bacellar e eu passamos a madrugada de sábado para domingo nos falando. Reitero minha solidariedade às famílias afetadas. Sabemos que ainda há muito o que ser feito. Estamos em um processo de investimentos. O comitê irá acompanhar os gastos ordinários e emergenciais", salientou Castro.


Outras ações


O governo anunciou que irá entregar o Cartão Recomeçar, no valor de R$ 3 mil, a famílias que perderam seus bens; e que solicitou recursos da ordem de R$ 733 milhões, ao Governo Federal, para a realização da obra do Rio Botas, que transbordou, localizado em Nova Iguaçu. Por fim, Castro disse que pretende notificar o Ministério do Transporte e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para cobrar da concessionária Concer uma solução para a BR-040, impactada por alagamento na pista. O estado também informou a intenção de acionar judicialmente a empresa.


De acordo com o Governo do Estado, choveu aproximadamente 300mm em apenas 24 horas. Entre as áreas mais afetadas está a Baixada Fluminense, que, segundo o governador, foi atingida dessa forma pelo fato de a região estar abaixo do nível do mar. Conforme os dados oficiais divulgados, foram confirmadas 12 mortes no estado por conta das enchentes, e na cidade de Nova Iguaçu, por exemplo, há aproximadamente 300 pessoas desalojadas.

Além do presidente da Alerj e do governador, estiveram presentes na reunião o vice-governador e secretário de Meio Ambiente, Thiago Pampolha, e os secretários de Polícia Militar, Luiz Henrique Marinho Pires; de Segurança Pública, Victor Cesar Carvalho dos Santos; de Desenvolvimento Social, Rosangela Gomes; de Saúde, Cláudia Maria Mello; de Obras, Uruan Andrade, de Defesa Civil, coronel Leandro Sampaio Monteiro, e de Cidades, Douglas Ruas.

Posts recentes

Ver tudo

CONCESSÃO DE LICENÇA

PREFEITURA DE CASIMIRO DE ABREU CNPJ N° 29.115.458/0001-78 A Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, torna público que

Comments


bottom of page