Design de moda Sara dos Anjos criar marca exclusiva para mulheres que calçam acima do tamanho 40
- matheuslopescomerc
- 17 de mai. de 2021
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Da escassez à criatividade: A Consultora de Imagem e Estilo, Sarah dos Anjos, de 31 anos, lança a “3/305 Store”, marca de sapatos que contempla mulheres vistas pelo mercado como “fora do padrão”
Para alguns, não existem problemas em achar peças de roupas, calçados e acessórios que agradem aos seus gostos, mas para outros, conseguir adquirir o que deseja e se sinta confortável é um verdadeiro dilema. E foi nas dificuldades de calçar um número considerado pela sociedade brasileira como “fora do padrão”, que a Design de Moda, Sarah dos Anjos, de 31 anos, criou a marca de sapatos ‘3/305 Store’.
Segundo a consultora, muitos eram e, ainda, são, os desafios enfrentados. “Calço tamanho 41/42 e sempre tive dificuldade de comprar calçados. Como sempre estive envolvida com moda, queria modelos trends, bonitos e joviais, mas para o meu tamanho só tinham modelos tradicionais e antiquados. Até hoje, com exceção da minha marca, posso consumir de três marcas apenas e todas são online. E, com isso, conheci outras mulheres que tinham as mesmas questões e procuravam calçados diferentes”, ressaltou.

Apesar do projeto ser um sonho antigo, visto que na adolescência ela já entendia o quão devastador era ir à uma sapataria, foi durante esse cenário pandêmico que Sarah colocou um dos seus objetivos em jogo. “Na faculdade, em 2009, cismei que queria ser sapateira, mas não existiam cursos em Niterói e no Rio, então deixei para lá. Até que em 2015 voltei com a ideia e minha irmã comprou, porém, só em 2019 ela achou confecção para desenvolver as peças que eu criaria. Em seguida, veio o início da pandemia e tivemos que adiar. Mas em meados de 2020, captamos o recurso inicial e começamos a confeccionar”, conta.
Apaixonada pelo mercado da moda desde criança, Sarah, que nasceu em São Gonçalo, mas reside em Macaé, no interior do estado do Rio de Janeiro, atua como Consultora de Imagem e Estilo há nove anos, visando auxiliar os seus clientes através das imagens que pretendem passar aos outros e ao mundo. Além disso, há seis anos, ela vem trabalhando diretamente com o segmento Plus Size, ajudando não só a sua clientela no quesito da estética e da imagem, mas no difícil processo de aceitação que parte dessa se encontra.
De acordo com a consultora, o reflexo da sua necessidade a fez enxergar mais uma brecha no mercado. “Mulheres gordas ficavam no limbo da moda, assim como mulheres de pés grandes. Eu não aguentava comprar em lojas Plus Size e usar com 18 anos o que minha mãe de 45 usava”, destaca Sarah. E completou dizendo: “As confecções não levavam em consideração os movimentos da moda e as peças eram só para cobrir as mulheres. Até porque foi o ‘boom’ dos inibidores de apetite, então, quem quer ver uma mulher satisfeita com a própria imagem, quando na verdade ela tinha que emagrecer? Eu me sentia bonita, fashion, elegante e queria que outras mulheres se sentissem assim, então através de workshops, comecei a provocar as mulheres sobre o que realmente era belo. Daí o caminho foi natural”.

Para ela, embora o mercado de calçados e sapatos seja amplo e repleto de opções para os consumidores, para quem calça mais de 40 se torna uma dura missão. “Em Macaé, temos marcas reconhecidas e também grandes varejistas de multimarcas. Se eu calçasse 38/39, não reclamaria num caso de urgência ir aos polos de comércio e comprar algum calçado, mas como minha realidade é completamente diferente, essa urgência seria um problema para mim”, revelou.
O Consultor de Marca e Marketing, Fael Ferreira Borges, destaca a tendência dos nichos no mercado. “Esse movimento vai de encontro ao fenômeno chamando ‘cauda longa’, termo cunhado pelo escritor Chris Anderson para se referir à estratégia de direcionar ações para coisas que têm pouca demanda, mas se firmam como necessárias para determinado grupo, ao invés daquelas que têm muita procura. Atender aos desejos de um nicho de forma coerente e satisfatória traz grandes chances de sucesso e o benefício do pioneirismo na área”, pontua.

Neste sentido, pensando nesse público e rompendo o paradigma do “corpo perfeito” ou do “tamanho ideal”, Sarah dos Anjos lança ao mercado em parceria com a sua irmã, Raquel dos Anjos, a ‘3/305 Store’, a fim de mitigar a frustração de quem passa por situações constrangedoras no momento de adquirirem os sapatos que, ao invés de se tornarem dos sonhos, muitas vezes se tornam meros pesadelos. Quanto a sua expectativa, ela salienta. “O objetivo é alcançar outras pessoas que sentem essa escassez no mercado e queiram consumir nossos produtos, quebrando mais uma impossibilidade dentro desse nicho”, frisou.
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