Nem o tempo nublado desanimou centenas de pessoas que compareceram ao Desfile do 7 de setembro na manhã desta quarta-feira. A Avenida Elias Agostinho, na Imbetiba, estava tomada pela alegria da celebração da Independência do Brasil, que este ano ainda teve como marco os 200 anos da data. A programação contou com a participação de corporações militares, sociais e musicais que fizeram uma grande festa para um público saudoso, já que há dois anos a tradição havia sido interrompida em razão das restrições impostas pela pandemia do Coronavírus.
O evento foi aberto com a cerimônia de revista à tropa, em carro militar, realizada pelo prefeito Welberth Rezende, acompanhado do comandante da 9ª Bateria de Artilharia Antiaérea - Forte Marechal Hermes, capitão Marcelo Bicalho Lara e do capitão de Fragata, Carlos Mariano, da Capitania dos Portos.
" É uma satisfação poder ver o olhar de felicidade das pessoas por poderem estar aqui, participando de um evento como esse, após dois anos. A população tem se feito presente nos eventos da cidade, tanto hoje, como ontem, na abertura do Festival Gastronômico, onde também estive. A cidade volta a viver e a gente fica muito feliz em poder acompanhar isso tudo e compartilhar dessa alegria da nossa população em poder voltar a se reunir", destacou o prefeito Welberth.
E a alegria estava estampada no rosto de Laís Rangel. Moradora do Virgem Santa, ela fez questão de acompanhar o desfile, ao lado do marido Douglas e da filha Agnes, de 1 ano. "Vim com a minha família prestigiar e está sendo incrível. É um alívio voltar aqui. Até a minha filha está curtindo, observando tudo", afirmou.
Alex Judson também levou os filhos, Alice, 4 anos, e Lucas, de 7 anos. "Eu e minha esposa resolvemos vir para que as crianças pudessem ver o desfile pela primeira vez. Como já tinha dois anos que não era realizado, decidimos aproveitar essa oportunidade para que eles pudessem conhecer de perto", detalhou o morador do Jardim Guanabara.
O evento contou com a presença do ex-combatente da Segunda Guerra Mundial, Ademar de Azevedo Mancebo, que, no auge dos 97 anos, estava atento à passagem de todas as corporações.
O desfile cívico-militar do 7 de setembro em Macaé foi realizado com as seguintes participações: Capitania dos Portos; Exército Brasileiro; Polícia Militar; Corpo de Bombeiros; Guarda Municipal; Guarda Ambiental; Defesa Civil; Grupamento de Escoteiros; Clube de Desbravadores e Corporações Musicais com as bandas das escolas municipais: Maria Isabel Damasceno Simão; Cláudio Moacyr; Elza Ibrahim e Oscar Cordeiro, sendo encerrado com a apresentação da Banda Marcial Veteranos de Macaé.
Comments