top of page

Defesa Civil prepara servidores para ações de emergências


A Secretaria Municipal Adjunta de Defesa Civil/Ordem Pública ministrou o curso de Preparação para Emergências a servidores das secretarias de Desenvolvimento Social, Acessibilidade e Direitos Humanos e de Habitação. O objetivo é que eles saibam os procedimentos que devem adotar diante de fatos adversos em ações de emergência como chuvas intensas que podem causar alagamento, inundação, enxurrada, erosão, deslizamento de terra, choques elétricos e outros. A capacitação aconteceu nesta segunda-feira (17), no auditório do Hotel de Deus, com carga horária total de oito horas. Os participantes receberão certificado.

O curso foi ministrado pelo secretário da Defesa Civil, Joseferson de Jesus Florêncio, que apresentou os protocolos que devem ser adotados nesses casos. A preparação contém quatro módulos: Desastres, Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil; Desmembramento de Área de Risco; e Gerenciamento de Abrigo Provisório. “A estratégia é promover agilidade e segurança no fluxo do trabalho desses servidores em situações de risco que envolvam o atendimento à população. É importante que conheçam os riscos e estejam preparados para como agir nessas situações”, destacou Joseferson.

Ele detalhou sobre enxurrada, alagamento, enchente, inundação e inundação litorânea, abordou os riscos e deu exemplos de cada tema. O secretário explicou que este curso é oferecido pelo município aos servidores de todas as secretarias, conforme o Plano de Contingência Municipal. No curso, os servidores receberam a cartilha de emergências.


Uma das alunas foi a assistente social Kátia Moreira Ladeira, responsável pela Vigilância Socioassistencial da Secretaria de Desenvolvimento Social. “Esta capacitação faz parte do Plano Suas (Sistema Único de Assistência Social) para situações de calamidade e emergência. É uma ação intersetorial da prefeitura muito importante para a gente saber o momento certo para agir e como agir nas situações de risco, bem como quais equipamentos devemos usar para cada caso”, destacou.

Joseferson lembrou que o papel de cada órgão envolvido na mobilização das ações para o gerenciamento de desastres está definido no Plano de Contingência.

Posts recentes

Ver tudo

CONCESSÃO DE LICENÇA

PREFEITURA DE CASIMIRO DE ABREU CNPJ N° 29.115.458/0001-78 A Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, torna público que

Comments


bottom of page