A Coordenação de Educação Inclusiva da Secretaria de Educação continua com o curso “Jogos Pedagógicos: criar, incluir, interagir” em duas turmas, às terças-feiras, até 13 de setembro, na Cidade Universitária. Participam do curso auxiliares de serviços escolares, professores, professores orientadores, professores orientadores pedagógicos, diretores, diretores adjuntos da Educação Infantil ao Ensino Fundamental e familiares. Entre os objetivos do curso está proporcionar diferentes jogos enquanto estímulos essenciais para o desenvolvimento cognitivo, afetivo e motor do aluno.
"O curso foi elaborado pensando que é primordial despertar nos estudantes o prazer pelo conhecimento no ensino de todas as disciplinas, a capacitação e atualização dos docentes e profissionais de áreas correlatas", destacou a Coordenadora de Educação Inclusiva, Regina Signé.
Segundo Regina, a capacitação “Jogos Pedagógicos: criar, incluir, interagir” busca trazer práticas educativas desde a Educação Infantil ao Ensino Fundamental, seja em momentos escolares, seja na vida cotidiana, despertando o interesse e favorecendo sua utilização em práticas pedagógicas interdisciplinares.
O curso possui a mediação dos seguintes profissionais: a pedagoga Vera Lúcia Pessanha Esteves, que possui pós em Administração e Supervisão Escolar, Especialização e Aperfeiçoamento em Educação Especial e Autismo, Capacitação em Deficiência Intelectual e Prática de Ensino em Educação Artística; e Maria Celivânia Martins da Cruz Abreu, Orientadora Pedagógica e Educacional com especialização em Educação Inclusiva e Especial; Pós Graduação em Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia.
"Os cursos de formação continuada são importantes para manter os professores e toda a equipe educacional atualizados com as necessidades de aprendizagem dos alunos, adquirir novos conhecimentos e tendências quanto às práticas pedagógicas", definiu a Secretária de Educação, Leandra Lopes.
O curso enfoca o jogo como interação social no processo de construção dos conhecimentos de forma prazerosa, ampliando sua imaginação, motivação, habilidades e atitudes necessárias à participação social do aluno de forma que o possibilite descobrir, vivenciar e modificar regras, respeitando a individualidade.
Além disso, as aulas promovem mudanças na disseminação do saber e do ensinar com prática; enfatizam a importância de atividades no fazer pedagógico, renovando o olhar lúdico em relação ao conteúdo; fornecem ferramentas que possam ser utilizadas como facilitadoras da prática docente e no trato com os alunos que apresentem algum impedimento.
A mediação das professoras dos “Jogos Pedagógicos: criar, incluir, interagir” ensina a confeccionar materiais pedagógicos adaptados como recurso do ensino aprendizagem e incentiva imaginação, motivação e criatividade para redimensionar o mesmo material para as diversas atividades.
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