Casimiro tem 80% da cidade monitorada
Em apenas um ano de existência, o Centro de Controle Operacional de Casimiro de Abreu registrou 700 ocorrências, sendo. Inaugurado em 2023, a unidade opera com 80 câmeras espalhadas em postos estratégicos da cidade. Atualmente a Central de Vídeo Monitoramento opera com 80 câmeras, espalhadas em todos os distritos em pontos estratégicos. Funciona 24h e 7 dias por semana, com 3 operadores, sendo um policial militar e 2 guardas civis. Hoje 80% do território do município é monitorado.
Há câmeras de capturas de placas nas entradas da cidade, onde registra todos os veículos e pessoas que entram na cidade. O sistema conta com a central 153 e o Whatsapp que mantem contato com a população durante 24h recebendo 300 denúncias em um ano. Outras funcionalidades é o botão do pânico das escolas e o SOS Mulher que ambos estão ligados a central e geram alerta em caso de acionamento. O CCO funciona de forma integrada com todas as forças de segurança pública e as demais secretarias municipais.
O sistema de vídeo monitoramento atua tanto na prevenção quanto no auxílio de elucidação de crimes cometidos. O sistema ainda conta com o georreferenciamento que acompanha a movimentação das viaturas mais próximas do local da ocorrência, possibilitando uma resposta rápida em caso de emergência. Isso permitiu realizar 295 abordagens e verificação de suspeitos, 25 recuperação de material furtado; 30 prisões e 50 veículos recuperados.
Para o ex-secretário de Segurança Pública e especialista do setor, Wellington Lima, que implantou o sistema em Casimiro, “o uso das tecnologias tem sido fundamental para implantar uma política de segurança mais efetiva, com resposta mais rápida na prevenção e resolução de problemas, usando a inteligência, a tecnologia associada com o planejamento operacional”. Ele entende que a solução para reduzir a violência e a criminalidade é agir de maneira integrada, aliando - de forma estruturada - tecnologia e segurança pública. Segundo ele, o emprego associado do Centro de Monitoramento com as ações operacionais resultou em 2023, no menor índice de criminalidade registrado nos últimos dez anos em Casimiro de Abreu.
Comments