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Café Literário do Olga Benário falará sobre sustentabilidade


A sustentabilidade está em alta no Café Literário do Colégio Municipal Olga Benário Prestes (São José do Barreto). Com o tema “Em resgate ao pálido ponto azul-planeta terra”, o projeto está movimentando o espaço escolar com a interação dos talentosos estudantes. Durante a programação, os alunos participam junto ao professor de Língua Portuguesa, Antonio José Carneiro Cardoso, de uma programação que abrange pesquisa, leitura, estudo de textos, recorte e exibição de vídeo.

O Café Literário acontece desde o ano letivo de 2015, com apresentação de temas específicos com objetivo de incentivar leitura, escrita e consciência crítica. A finalidade é incentivar os estudantes a ter consciência mais ampla e crítica e, assim, se expandir na escrita e visão mais ampla, plural e diversa do mundo.

A programação é reconhecida pela comunidade escolar que apresentou, em 2020, a temática “Rio eu gosto de você-255 anos do Rio de Janeiro”. Já no ano de 2019, o projeto teve a abordagem “Ser-tão Nordestino: onde falta água, sobra luz”, desenvolvido pelo professor de Língua Portuguesa e Inglês, Antonio Cardoso, que recebeu o Prêmio Paulo Freire, concedido pela Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Durante a realização do projeto, o professor Cardoso incentivou os alunos com uma atividade de recorte de um mapa com destaque para prevenção com o lixo doméstico orgânico. “O objetivo é discutir a responsabilidade do cidadão, principalmente quanto ao lixo doméstico. A proposta é levar a pesquisa e conscientização de como o cidadão pode contribuir para as próximas gerações”, ressalta. Quanto à escolha do tema “Em resgate ao pálido ponto azul-planeta terra”, o professor Cardoso lembra que os estudantes selecionaram na sala de aula. “O incentivo à leitura e escrita através das artes é um dos focos do nosso projeto”, observa.

Vale lembrar, que o Colégio Municipal Olga Benário Prestes, que conta com cerca de 600 alunos, também está à frente do projeto “Janelas para o Amanhã”, que tem o objetivo de ampliar o acesso digital aos estudantes até o ano letivo de 2022.

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