

Ana Cristina da Silva Gama Gimenes, tinha um comércio no Terminal Rodoviário de Casimiro de Abreu e começou a observar o aparecimento de muitos animais abandonados , doentes e famintos. Ela lembrou da sua vó paterna ( Carolina Gama ) que a ensinou cuidar, proteger e amar os animais.
Ao ajudar os animais ela quase perdeu a licença de comerciante devido a várias denuncias por alimentar os animais abandonados.
Assim surgiu a APADA ( AMIGA PROTETORA DE ANIMAIS DOMÉSTICOS ABANDONADOS).
Atualmente, com a ajuda do seu marido e alguns amigos, a Cristina consegue aliviar o sofrimento de muitos animais no município e com conquistas que faz da APADA um projeto que deu certo e por isso os animais de rua de Casimiro de Abreu são vistos bem tratados e respeitados no município.
A APADA é facilitadora do programa RJPET, castração sem custos do Governo do Estado , que tem ajuda de transporte da Prefeitura Municipal de Casimiro.
Dois mil e quinhentos animais já foram castrados e 850 foram adotados.
O município conseguiu através de uma emenda partidária uma verba para compra de um castramóvel. Com a demora da aquisição a APADA conversou com as autoridades municipais responsáveis e foi comprado o castramóvel, que está parado há 5 anos e precisa de ajuda para colocar na ativa e fazer castração em todo o município.
Alguns comerciantes locais faz questão de ajudar por saber que o trabalho é feito com seriedade e muita responsabilidade. Por isso é referência nas redes sociais da região.
Vários eventos são realizados para ajudar nas despesas, como por exemplo : catar latinha de alumínio, campanha de doação de remédios e ração.
Sempre prestativa e responsável com a causa animal, muitas das vezes levou em seu próprio carro animais para serem castrados em Rio das Ostras.
Uma cena que os casimirenses estão acostumados, é ver os animais seguindo a Cristina mostrando uma atitude de agradecimento e gratidão.
"Se ter uma alma significa ser capaz de sentir amor, lealdade e gratidão, os animais são melhores do que muitos seres humanos".
Comments