Alunos do Colégio de Aplicação de Macaé – CAp, estiveram na manhã desta sexta-feira (7) em escolas municipais de Ensino Fundamental e Educação Infantil para ensinar sobre Astronomia. O projeto Astronomia Fundamental do CAp (1º, 2º e 3º ano) faz parte do Programa Macaé Conecta e tem como objetivo principal incentivar o protagonismo dos estudantes no ensino desta matéria.
“Astronomia é uma ciência que todo mundo gosta. Falar sobre o céu não tem idade, seja para os menores ou para os idosos, tendo em vista que levaremos futuramente nosso projeto para o Asilo. Se a gente coloca um telescópio na praça, por exemplo, todo mundo vem”, disse a professora de Física do CAp, Nicolle Coutinho.
As crianças do Pré II, com idades entre 5 e 6 anos, alunos da Escola Municipal Emei Profª Maria José Ferreira Barros, do bairro Visconde de Araújo, foram preparados pela diretora Shirley e professora Luciane a receberem os alunos/monitores de Astronomia do CAp. “Eles sabem quem são Neil Armstrong, Iuri Gagarin, sabem o que é gravidade, as leis de Newton, fizeram um foguete com sólido e líquido produzindo gás carbônico. Fiquei impressionada e muito feliz com o interesse deles pelo assunto”, destacou Nicolle.
O projeto funciona da seguinte forma: os jovens monitores com idades entre 16 e 18 anos, contam histórias sobre o céu indígena do Brasil porque, desde muito cedo, estudam o céu aos olhos de outras mitologias de outros povos, então, decidiram fazer como primeira atividade, o estudo do céu visto aos olhos dos povos indígenas brasileiros antes da colonização.
As crianças puderam ouvir um pouco sobre os fenômenos da natureza através do céu da mesma forma que outros povos, do mundo todo, também fazem. Para a próxima semana, já há escolas na fila para receber os monitores de Astronomia do CAp.
Comments