top of page
  • gesianefernandes2

Abertura da 14ª edição do Parlamento Juvenil elege integrantes para diretoria e celebra 20 anos


Os estudantes da rede estadual de ensino eleitos para a 14ª edição do Parlamento Juvenil (PJ) tomaram posse na sessão solene de abertura do projeto realizada dia 27/11, no plenário do Palácio Tiradentes, sede histórica da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O programa completa 20 anos e a novidade é a grande maioria feminina: a bancada de alunas representa mais de 60%; dos 97 parlamentares juvenis, 59 são mulheres. Durante a solenidade, eles receberam diploma e assinaram o livro de posse, além de terem escolhido o presidente da edição, David Andrew Pires Silva, da cidade de Campos dos Goytacazes.


Coordenador do PJ, o deputado Danniel Librelon (REP) explicou a importância da manutenção da iniciativa, que permite que jovens deliberem e votem os próprios projetos de lei. O aumento da participação de jovens alunas nesta edição foi celebrado pela deputada Martha Rocha (PDT), que representou a bancada feminina da Alerj durante a sessão solene.


O subsecretário executivo da Secretaria de Estado de Educação (Seeduc), Windson Maciel, explicitou a relevância da iniciativa para o exercício da cidadania dos jovens. Também estiveram presentes no evento os deputados Luiz Paulo (PSD), Professor Josemar (Psol), Carlos Macedo (REP) e Tia Ju (REP). A Banda do Corpo de Fuzileiros Navais tocou os hinos Nacional e o da Cidade do Rio de Janeiro.


Ex-parlamentares juvenis foram homenageados ao final da cerimônia. Kauan Santana, natural de São Fidélis, foi eleito presidente da última edição e retornou ao parlamento como monitor. “A juventude está muito bem representada com os atuais integrantes do PJ. São ótimas pessoas que vieram propor mudanças significativas no Estado do Rio”, disse.


Um total de 15 jovens se candidataram a ocupar o cargo de presidente do Parlamento Juvenil. Cada um deles discursou na tribuna do Plenário para defender sua ideia e sua candidatura, enfatizando que representam a mudança para um futuro melhor. Ao final da votação, David Silva, de Campo, foi eleito presidente da 14ª edição do PJ, tendo como vice a estudante Samara de Lucena Tupinambá, do Rio de Janeiro.


David contou que pretende manter a união no Parlamento para garantir a representação da juventude do Estado do Rio de Janeiro. Segundo ele, a diversidade desta nova edição é notável e muito importante para a representatividade do povo fluminense. “É uma alegria que não cabe no peito poder representar os parlamentares presentes nesta edição. Eu acredito que todos aqui têm grande potencial, porém para isso precisamos nos manter unidos”, frisou.


Atividades culturais


O dia dos PJs começou no Palácio Tiradentes, quando eles puderam conhecer a sede histórica da Alerj e fazer a visita guiada do prédio. Eles percorreram os espaços mais emblemáticos do local: o plenário, o salão nobre e a biblioteca. No tour, que foi conduzido pela equipe de Cultura da Assembleia, os estudantes também tiveram aulas sobre os primeiros passos do Parlamento fluminense e a importância do palácio para a política brasileira.


O que mais encantou a parlamentar juvenil de Bom Jesus do Itabapoana, Yasmin Passos, de 16 anos, foi o acervo de obras de artes do Palácio. “A parte do prédio que eu mais gostei foi o plenário porque é muito grande e tem as pinturas mais lindas e impressionantes”, contou a jovem.


Ainda pela manhã, os PJs visitaram o AquaRio, que é o maior aquário da América do Sul. Com mais 350 espécies marinhas de todo o mundo, o espaço reúne 28 tanques em seu circuito. Os estudantes puderam aproveitar várias experiências no lugar, incluindo o passeio pelo túnel acrílico que leva direto para dentro do tanque oceânico de dois andares onde vivem arraias e tubarões

Comments


bottom of page