top of page
  • gesianefernandes2

Ações comemoram a Semana Nacional do Doador de Sangue


O Serviço Municipal de Hemoterapia, da Secretaria de Saúde de Macaé, está com tudo pronto para a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, quando também se comemora o Dia Nacional do Doador de Sangue, 25 de novembro. A data tem por objetivo agradecer aos doadores pela ação de doar e sensibilizar a população para a importância da doação.


A equipe da unidade preparou uma série de atividades alusivas ao tema, inclusive no sábado (25), com o Dia D de doação de sangue. O Serviço de Hemoterapia funcionará das 7h30 às 17h30. Para facilitar o acesso dos doadores, o Hemonúcleo possui agendamento eletrônico, por meio do site oficial da Prefeitura de Macaé (www.macae.rj.gov.br), na aba "Doe Sangue". O doador irá preencher seus dados nos campos e marcar o dia e horário da sua doação.


As ações pela data seguem entre os dias 27 de novembro e primeiro de dezembro. Durante a Semana do Doador serão realizadas atividades de conscientização, homenagens aos doadores, sorteio e distribuição de brindes. O atendimento acontece das 7h30 às 12h30.

Segundo o Ministério da Saúde, o mês de novembro foi escolhido por preceder um período de estoques baixos, por conta da proximidade das férias e de datas comemorativas de fim de ano.


O Serviço Municipal de Hemoterapia conta com uma equipe multidisciplinar com médicos especialistas, enfermeiras, assistente social, biólogas, biomédica, além de auxiliares e técnicos em enfermagem e laboratório, auxiliares de serviços gerais e recepcionistas.

Os doadores podem ir espontaneamente ao Serviço Municipal de Hemoterapia ou agendar. O Serviço Municipal de Hemoterapia funciona na Rua Dr. Bueno, 40, no Centro.



O telefone para contato é (22) 2796-1756.

Requisitos básicos para doação:

Estar em boas condições de saúde;

Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até os 60 anos (menores de 18 anos só podem doar mediante o consentimento formal dos responsáveis);

Pesar no mínimo 50kg;

Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas);

Estar alimentado e bem hidratado (evitar alimentos gordurosos quatro horas antes da doação);

Apresentar documento original com foto recente, emitido por órgão oficial.


Comments


bottom of page