O Solar dos Mellos – Museu da Cidade de Macaé, vinculado à Secretaria de Cultura, abre nesta segunda-feira (7), às 19h, a ‘5a Semana Nacional de Arquivos’. A programação é gratuita e remota por meio do GoogleMeet e serão emitidos certificados de participação. As inscrições devem ser solicitadas pelo e-mail: msolardosmellos@gmail.com.
"Pela segunda vez estamos incluídos neste evento nacional, que é uma iniciativa do Conselho Internacional de Arquivos (ICA). Também o Arquivo Nacional (AN) mobiliza as instituições para se engajarem nessa Semana de Arquivos. O Solar dos Mellos integrou, em 2017, a ‘1° Semana Nacional de Arquivos’. Participar da ‘5a Semana’ fortalece o Museu da Cidade de Macaé como instituição custodiadora de acervos arquivísticos e promove o acesso de pesquisadores ao Museu", disse o diretor do Solar, Marco Antônio Caldeira.
Marco Antônio mediará a primeira live, nesta segunda-feira (7), às 19h, com o tema ‘Arquivos de museu ou arquivos em museu?’ A palestrante é a Doutoranda no Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e Mestra em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UFRJ), Fabiana Costa Dias.
Nesta terça-feira (8), às 19h, acontecerá a live ‘O Arquivo Público de Macaé: cenário institucional e arquivístico (2005-2016)’, com a Doutoranda em Ciência da Informação pela (UFF) e Mestra em Gestão de Documentos e Arquivos pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio), Juliana Loureiro Alvim, que é servidora municipal lotada no Solar dos Mellos. Atualmente, Juliana realiza atividades arquivísticas nos documentos permanentes pertencentes ao
município de Macaé. A palestra será mediada por Salma Macedo.
Fechando a semana, na sexta-feira (11), às 19h, será realizada a live ‘Empoderando os arquivos: um arquivo público municipal para Niterói: gestão de documentos, acesso à informação e transparência na administração pública no horizonte da história e da cooperação regional do Leste Fluminense’. A palestrante será Ana Célia Rodrigues. A pesquisadora é Pós-Doutora pela Universidade de São Paulo (USP) e pela Universidad Carlos III de Madrid, Espanha, e doutora em História Social pela USP. Ela coordena um projeto de pesquisa em arquivo público municipal para Niterói-RJ. O mediador da live será Felipe Passos.
Preservando o passado com olhar no futuro
O Solar dos Mellos custodia arquivos jurídico-cartoriais de Macaé pertencente ao século XIX e início do século XX, reconhecidos de interesse público pela Secretaria de Cultura de Macaé; documentos arquivísticos do Executivo Municipal do início do século XX, documentos eclesiásticos de Macaé (digitalizados) e documentos arquivísticos do Legislativo do século XVIII e XIX. Além destes importantes acervos, o museu possui hemeroteca com várias edições dos jornais de grande circulação no fim do século XIX, início do século XX e décadas de 1970, 80 e 90 e início do século XXI, fora pesquisas sobre Macaé e ainda uma biblioteca que abrange a história do município e de outras localidades do Norte-Fluminense.
A proposta do Museu é disponibilizar ao público, futuramente, estes documentos por meio digital. Entretanto, eles já estão acessíveis através de solicitação pelo e-mail msolardosmellos@gmail.com. As pesquisas presenciais voltarão a ser autorizadas após o período de restrições em virtude da pandemia de covid-19. Enquanto isso, o ‘Projeto Macaé em Fontes Primárias’ de conservação e de digitalização realizadas pela equipe do Solar dos Mellos em parceria com a Universidade Salgado de Oliveira (Universo) será remodelado para adaptação às novas tecnologias e formas de compartilhamento de informações. A atual gestão está em contato com a Biblioteca Digital (BNDigital), da Fundação Biblioteca Nacional, para o aprimoramento deste processo com o objetivo de ampliar nacionalmente o acesso aos documentos para pesquisas.
Comments