top of page
  • matheuslopescomerc

1º Seminário de Mobilidade Urbana servirá de base para projetos no município


O último dia do 1º Seminário de Mobilidade Urbana, na quinta-feira (23), foi marcado por análises e relatos das causas e consequências dos acidentes de trânsito, segurança viária, mudança de comportamento e mobilidade urbana sustentável. Durante os três dias do seminário, foram apresentados temas abrangentes, por especialistas no assunto, e que vão servir de base para futuros projetos da Secretaria de Mobilidade Urbana. O evento foi organizado pela Coordenação de Educação para o Trânsito da secretaria, no Auditório da Cidade Universitária, e reuniu um público flutuante de 700 pessoas, interessadas em conhecer um pouco mais sobre o tema.

“São iniciativas como essa que vão fazer com que possamos proporcionar e oportunizar ao cidadão de Macaé uma melhor qualidade de vida. Estamos tendo a oportunidade de continuar a analisar e conhecer projetos que pretendemos colocar em prática na nossa cidade, como é o caso da Smart City (cidade inteligente). Quanta coisa legal e boa aprendemos aqui. Tivemos palestras com pessoas renomadas e com os coordenadores da secretaria. Esse é o primeiro seminário de muitos que pretendemos realizar”, disse o secretário de Mobilidade Urbana, Jayme Muniz, agradecendo a presença de todos que participaram do seminário. O secretário Adjunto de Atenção Básica, médico Luiz Carlos Braga, abriu o painel do terceiro dia apresentando dados dos “Impactos e consequências do Trânsito no Sistema de Saúde”. Em seguida, o coordenador de Trânsito da Secretaria de Mobilidade Urbana, Fabiano Lima, falou sobre o tema “Segurança Viária” e a analista ambiental da Secretaria de Ambiente e Sustentabilidade, Gabriela Certório, apresentou o painel “Mobilidade Urbana Sustentável”.

Após o intervalo, o coordenador de Educação e Conscientização da Secretaria de Governo do Estado do Rio de Janeiro, Francisco Granado, acompanhado pelos cadeirantes da Lei Seca, falou sobre a “Mudança de Comportamento na Sociedade” em sua palestra. “Nós trabalhamos com a missão de salvar vidas. Trabalhamos com 28 pessoas com deficiência (pcds). Eles se dedicam todos dias, eles vão às ruas para o que aconteceu com eles, não aconteça com outras pessoas. Sobre a Operação Lei Seca, ela é focada na conscientização e educação. São 40 ações semanais, de domingo a domingo, numa parceria entre a Secretaria de Governo do Estado do Rio, Detran-RJ e Polícia Militar”, explicou. O coordenador de Educação para o Trânsito da secretaria de Mobilidade Urbana, Leandro Aracati, encerrou a programação com a palestra “Educação para a vida”, fazendo uma homenagem ao Dia do Agente de Trânsito (23 de setembro).

“Foi um seminário muito importante para nós da secretaria e para todos que aqui compareceram. Toda a organização se empenhou para que esse fosse um evento onde pudéssemos aprender um pouco mais sobre o tema. Recebemos grandes especialistas no assunto, que dividiram toda experiência de outras cidades e países que avançaram muito no segmento mobilidade urbana. Vamos trabalhar para ajudar a nossa cidade a também ser uma referência”, disse Leandro Aracati.

--

Posts recentes

Ver tudo

CONCESSÃO DE LICENÇA

PREFEITURA DE CASIMIRO DE ABREU CNPJ N° 29.115.458/0001-78 A Prefeitura Municipal de Casimiro de Abreu através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, torna público que

Comments


bottom of page